Cidadeverde.com

Após chuvas, comunidade quilombola em Paquetá-PI está 5 dias sem água e energia elétrica

Imprimir

Fotos: Giliard Feitosa

Por Elinalva Sousa

Revisão: Cidadeverde.com/picos 

A Comunidade Quilombola Mutamba, localizada no município de Paquetá-PI, distante 41 km de Picos, está sem água e energia elétrica desde o último domingo (31). As aulas foram suspensas no referido Povoado pela falta dos recursos.

O professor da rede municipal de ensino de Paquetá e morador da comunidade, Giliard Feitosa, relatou que moradores já entraram em contato com a empresa responsável pela energia elétrica para solucionar o problema e menciona dificuldades que estão enfrentando.

“Entramos em contato, eles vieram até a beira do rio e voltaram, por conta do volume de água não tiveram como passar. Nós não conseguimos mais sair, nós só estamos no terreiro de casa, porque não vamos para a escola, parte da estrada está á nado. Então é nessas condições que a gente se encontra. O rio subiu demais, uns 15 metros de altura”, disse o professor.

Estrada tomada pela água e moradores estão ilhados

Em razão da cheia do Rio Itaim, as vias de acesso a comunidade Mutamba estão intrafegáveis. Além disso, 100% das lavouras de milho e feijão foram levadas pela força da água. 

A comunidade está em alerta e com medo que as moradias sejam atingidas pela enchente.

Falta de água na região

Municípios abastecidos pela Adutora de Piaus também estão sendo atingidos pela falta de água desde sábado (30). São eles: Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí, Pio IX, Fronteiras e São Julião.

O problema tem sido ocasionado pelas constantes faltas de energia elétrica que afeta o sistema de captação e funcionamento das elevatórias.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais