Cidadeverde.com

Rio Marataoan segue próximo da cota de inundação em Barras, informa CPRM

Imprimir

Foto: Reprodução redes sociais

Por Bárbara Rodrigues

O rio Marataoan segue próximo da cota de inundação, informou nesta sexta-feira (5) o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Segundo o órgão, sem chuvas significativas nas últimas 24 horas, o rio Parnaíba nas cidades de Teresina e Luzilândia seguem em cota de atenção, mas nas cidades de Barras e Esperantina, os rios Marataoan e Longá, estão em um nível elevado, e seguem em cota de alerta. 

Em Barras, o nível do rio Marataoan é de 4,07 m, em situação de alerta, pois segue próximo da cota de inundação que é de 4,20 m. Não é previsto aumento no nível nas próximas horas, isso se não ocorrer chuvas intensas na região. 

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,74 m, em situação de alerta, pois o início da inundação na cidade é a partir de 7,40 m. A tendência é de diminuição do nível nas próximas horas, caso não ocorram novas chuvas.

“Tendo em vista o quadro atual, solicita-se que os órgãos de salvaguarda se mantenham de prontidão, acompanhando a evolução do quadro, especialmente nas cidades de Barras e Esperantina”, destacou o CPRM.

Demais rios em situação de normalidade

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,52 m, então permanece em cota de alerta, devendo diminuir o seu nível nas próximas horas para 3,01 m, em condição de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,19 m, continuando ainda em cota de atenção, mas em situação de normalidade, já que na capital, a cota de inundação é de 8,98 m.

A cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 7,78 m, devendo sofrer redução nas próximas horas, caso não ocorram precipitações significativas. A cota de inundação nessa região é a partir de 10 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,42 m, com a tendência de elevação nas próximas 12h, com nível previsto da ordem de 4,56 m, mantendo a condição de atenção. Na cidade, o início de inundação é a partir de 5,70 m.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais