Cidadeverde.com

Em 24h, 8 jiboias e 2 jacarés são capturadas em área residencial de Teresina

Imprimir
  • 1.jpg Ascom SSP-PI
  • 2.jpeg Ascom SSP-PI
  • 3.jpg Ascom SSP-PI
  • 4.jpeg Ascom SSP-PI

Por Richards Sales* com informações da Ascom da SSP-PI

Oito jiboias e dois jacarés foram capturadas em área residencial de Teresina nesta quinta-feira (04). Nos primeiros três meses do ano, foram registrados 703 casos de resgate e capturas de animais silvestres em ambiente urbano pelo Batalhão da Polícia Ambiental-BPA. De janeiro a março, foram realizados 396 atendimentos envolvendo serpentes, a maioria da espécie jiboia. Já de jacarés, foram 35 resgates. 

De acordo com o comandante do BPA, Major Fredson Abreu, há um aumento no número de ocorrências relacionadas as resgate de animais em via pública e em casas em decorrência do período chuvoso. Além das jiboias e jacarés, também foram registrados resgates de abelhas e cágados. 

“O período chuvoso aumenta esse aparecimento de animais, especialmente jacarés e cobras. Ontem, foi um dia que rendeu muitas ocorrências, foram mais de 15 resgates de animais em residências, em via pública”, destacou.

Foto: Ascom SSP-PI

Alguns dos fatores que ocasionam o aparecimento de animais silvestres nos ambientes são as enchentes provocadas pelas chuvas, procura por lugares com uma temperatura maior e o desmatamento do habitat. Por isso, os bichos podem se afugentar em locais mais quentes, como interior de casas, forros, tetos, fogões e motor de carros.

“O alerta é para que as pessoas ao avistarem, não hostilizar e afugentar o animal, pois podem estressá-lo, e procurem o órgão competente para fazer o resgate de maneira segura", complementou o Major Fredson Abreu.


*Estagiário sob supervisão 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais