Cidadeverde.com

Nível do rio Marataoan está a 9 cm da cota de inundação na cidade de Barras; Defesa Civil monitora

Imprimir

Foto: Reprodução redes sociais

Por Bárbara Rodrigues

O rio Marataoan está a 9 cm da cota de inundação na cidade de Barras, alertou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em boletim divulgado neste sábado (6). A Defesa Civil informou que está monitorando a situação.

Segundo o CPRM, em Barras, o nível do rio Marataoan é de 4,11 m, em situação de alerta, pois segue próximo da cota de inundação que é de 4,20 m. É prevista uma pequena elevação do rio nas próximas horas podendo atingir 4,12 m, caso não ocorram novas chuvas que poderiam fazer o rio atingir o início de inundação.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,49 m, em situação de alerta, pois o início da inundação na cidade é a partir de 7,40 m. A tendência é de uma pequena diminuição do nível nas próximas horas, caso não ocorram novas chuvas.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, afirmou que a situação tem sido monitorada, e que todos os dados referentes ao monitoramento dos rios, é informado para a Defesa Civil Estadual e as Defesas Civis Municipais, que trabalham de forma integrada.

“[O nível dos rios] É uma informação que já é do conhecimento de todo o sistema de proteção e defesa civil. A gente chama sistema de proteção e defesa civil porque ele integra todas as defesas civis, seja estadual, seja as municipais. Então, a gente está em permanente comunicação. Quando isso ocorre, naturalmente, nós estamos falando de uma área que já é amplamente monitorada, as populações são amplamente monitoradas, as populações ribeiras, que são aquelas que estão próximas do Marataoan, próximas do Longá. Já existe toda uma estratégia de retirada, de acomodação, de assistência”, explicou.

Nos próximos dias existe a previsão de mais chuvas nessa região que podem impactar as sub-bacias do Longá e Poti nos territórios dos Cocais, Carnaubais e Entre Rios. 
 

Demais rios em situação de normalidade

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,86 m, então ocorreu uma elevação, e deve nas próximas horas chegar a 4,13m. Ficando ainda em situação de normalidade, pois o início da inundação na cidade é 8,98 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,90 m, com a tendência de elevação nas próximas horas, mas mantendo a condição de atenção. Na cidade, o início de inundação é a partir de 5,70 m.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,71 m, em situação de normalidade, já que na capital, a cota de inundação é de 6,87 m.

A cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 5,84 m, devendo sofrer redução nas próximas horas, caso não ocorram precipitações significativas. A cota de inundação nessa região é a partir de 10 m.

Chesf aumenta vazão

Em relação à Barragem de Boa Esperança, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), em comunicado emitido na sexta-feira (5) informou que passará a praticar a defluência máxima de 800 m³/s, e tal medida visa acompanhar o volume de água.

Segundo dados a Chesf, a Barragem de Boa Esperança se encontra em 94,19% de seu volume útil e a vazão descarregada era da ordem de 650 m³/s.

"Em caráter preventivo e com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, ressaltamos a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba", informou em nota.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais