Cidadeverde.com

Novo polo cerâmico será construído no bairro Macaúba em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Loja no Polo Cerâmico no Poty Velho

O bairro Macaúba na zona sul de Teresina é um dos contemplados, na área cultural, no Programa de Orçamento Participativo (OPA), executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O investimento do Governo do Piauí na obra será de R$ 200 mil e vai beneficiar os artesãos do bairro e da zona norte da capital. 

A equipe da Coordenação de Registro e Conservação da Secult fez uma visita técnica na sexta-feira (5), ao terreno onde será construído o polo cerâmico e a partir de agora o projeto segue para licitação. A obra foi uma demanda da população e é um dos 10 projetos que estão sendo executados no eixo temático da cultura, que engloba no primeiro momento, polos artesanais, bibliotecas e videotecas. 

O arquiteto e coordenador de Registro e Conservação da Secult, Ismael Júnior, ressaltou que o projeto também visa contemplar além da área do artesanato, as necessidades mais gerais dos moradores da região.

“O projeto conta com uma sala multiuso, que pode ser utilizada em diversas atividades. O objetivo é trazer a população ao local em atividades que não sejam só artesanato, mas o foco principal será o artesanato”, disse o coordenador. 

O polo cerâmico da Macaúba terá duas salas administrativas, três salas para oficinas e cursos de artesanato, banheiros e uma sala multiuso. A construção e execução vão priorizar a parte arquitetônica e estrutural, com mobiliário e equipamentos técnicos. 

Dos projetos do OPA 2023 executados pela Secult, estão em construção e reforma, quatro polos artesanais, duas videotecas e quatro bibliotecas, todas as obras são em Teresina. A previsão é que, à medida que o programa seja expandido, mais cidades possam ser beneficiadas com obras na área cultural.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais