Cidadeverde.com

Licitação da Barragem Nova Algodões, em Cocal, começa dia 06 de maio

Imprimir

A licitação para a construção da Barragem Nova Algodões será aberta no próximo dia 6 de maio. A informação é do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), o investimento na obra será na ordem de R$ 207 milhões, e os recursos para a construção são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A previsão de início das obras é para o segundo semestre deste ano. Os serviços terão duração de 24 meses.

O rompimento da barragem Algodões I ocorreu no dia 27 de maio de 2009 na cidade de Cocal, localizada a 268 km de Teresina. Mais de 600 famílias foram retiradas das suas residências, de forma emergencial, devido à elevação do rio Pirangi com as fortes chuvas. O desastre deixou casas inteiras debaixo d'água e 35 mil moradores de duas cidades sem energia. Ao todo, cerca de 15 pessoas morreram na tragédia, sendo que nove vieram à óbito no momento da tragédia. Devido o rompimento, centenas de pessoas ficaram desabrigadas.

“Vamos abrir a licitação agora no dia 6 de maio para a contratação da empresa que executará a obra da Barragem Nova Algodões, em Cocal. É uma obra grandiosa, que deve durar 2 anos, mas que trará inúmeros benefícios para a população do município e da região”, garantiu o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

A área construída do reservatório será de 274,18 hectares e a capacidade de 55,5 milhões m³ de água, garantindo o abastecimento de água para a população local, atendendo uma necessidade básica e vital, possibilitando a agricultura, pecuária e atividades de lazer.

“Essa é mais uma obra estruturante que representa o compromisso do Governo do Piauí com o futuro, com o desenvolvimento e com a segurança e qualidade de vida da população piauiense. A barragem promoverá novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social de Cocal e áreas circunvizinhas, como a irrigação para lavouras, criação de animais, piscicultura”, enfatizou Eulálio.

Fonte: CCOM

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais