Cidadeverde.com

Vacinação contra a gripe reduz para 60 anos em Teresina; veja pontos de imunização

Imprimir



A Fundação Municipal de Saúde (FMS) amplia, a partir desta segunda-feira (08), o público com direito à vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. Agora, os trabalhadores de saúde, idosos a partir de 60 anos, crianças até 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas já podem garantir sua dose.

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, explica que está sendo adotada uma estratégia de ampliação gradativa dos públicos, de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade das salas. No total, a vacinação contra a gripe vai contemplar 324.155 pessoas pertencentes a diversos públicos prioritários.

Dentre os grupos prioritários da campanha da gripe estão: pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, povos indígenas, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade. “Alguns destes grupos já estão sendo atendidos por equipes volantes, que estão levando a vacina para os presídios e comunidades indígenas, por exemplo”, explica Emanuelle Dias.

Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira. Nas Unidades Básicas de Saúde e salas de vacina, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os postos drive-thru do Terminal Buenos Aires, Terminal Bela Vista e Teresina Shopping - Edifício Garagem G1 funcionam das 9h às 17h. Já o posto do Teresina Shopping - Edifício Garagem G3 está aberto das 12h às 17h.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre o agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização. Pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha são aquelas mais suscetíveis às complicações da doença.

Campanha de Vacinação contra a Influenza/Gripe

  • Locais: Terminal Buenos Aires, Terminal Bela Vista, Teresina Shopping - Edifício Garagem G1
  • Horários: 9h às 17h
  • Públicos:

- Idosos - 60 anos e mais
- Gestantes e Puérperas
- Professores
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo para passageiros urbanos e de longo prazo
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores da Saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas

  • Locais: Unidades Básicas de Saúde, Teresina shopping (sala extra), maternidades municipais, Lineu Araújo, Posto médico-odontológico do CTT/UFPI. Hospital da Polícia Militar, Hospital do Mocambinho, Hospital Infantil Lucídio Portela
  • Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Públicos:

- Crianças - 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos – 60 anos e mais
- Gestantes e Puérperas
- Professores
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo para passageiros urbanos e de longo prazo
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores de saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas

  • Local: Teresina Shopping - Edifício Garagem G3
  • Horário: 12h às 17h
  • Público:

- Crianças - 6 meses a menores de 6 anos

Documentos necessários:
- Cartão de Vacina
- CPF ou Cartão do SUS
- Documento que comprova a idade (idosos e crianças)
- Cartão da Gestante, certidão ou declaração de nascimento da criança (gestantes e puérperas)
- Contracheque dos últimos 3 meses (professores)
- Documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro);
- Documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista ou cobrador profissional do transporte de passageiros
- Documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário
- Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou declaração emitida pelo serviço de saúde (trabalhador da saúde)
- Documento que comprove vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento ou forças armadas, ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais