Cidadeverde.com

Governo do Piauí suspende corte no salário de comissionados e confirma reajuste a servidores

Imprimir

Foto: divulgação Governo do Estado

Por Breno Moreno (com informações da CCom-PI)

O Governo do Piauí confirmou, nesta terça-feira (9), a suspensão do corte de 15% no salário de secretários, superintendentes e comissionados e a implementação do reajuste de 5,35% para todos os servidores públicos do estado a partir do próximo mês de maio. 

“A partir do mês de maio, todos os servidores efetivos do Estado receberão o reajuste salarial linear de 5,35%. E o governador Rafael Fonteles também já autorizou o fim do redutor de 15% para os cargos comissionados”, afirmou o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior.

Além da suspensão do corte no salário dos comissionados e do reajuste aos servidores estaduais, o governador Rafael Fonteles (PT) também autorizou a implantação das progressões de carreiras dos servidores públicos, com o intuito de priorizar a valorização desses servidores públicos estaduais.  

O corte no salário dos secretários, superintendentes e comissionados foi implementado em julho de 2023, em meio a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e necessidade de avaliação da situação financeira do estado. A medida foi prorrogada em janeiro de 2024

Segundo a Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados, o contingenciamento de gastosl, inclusive com o corte de despesas com diárias e passagens áreas, foi fundamental para que o estado mantivesse o equilíbrio fiscal e cumprisse os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Esses números foram apresentados pelo secretário estadual de Fazenda aos deputados, durante reunião da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFC) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta manhã. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais