Cidadeverde.com

Dez balanças de pesagem são reprovadas e 28 apreendidas durante fiscalização do Imepi no Piauí

Imprimir

Foto: Imepi 

Dez balanças de pesagem foram reprovadas e 28 apreendidas durante uma fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) em 11 municípios do Piauí e na capital.

Segundo o Imepi, os equipamentos reprovados estavam marcando um valor diferente do correto, já as balanças apreendidas não continham modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A fiscalização percorreu as cidades de Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Teresina.

De acordo com a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, a ação faz parte de uma operação com foco na Semana Santa, deflagrada ainda no mês de março.

“Durante esse período, nossos fiscais estiveram empenhados em coletar produtos típicos da Semana Santa, além de vistoriar balanças de pesagem de pescados que possuem um alto índice de venda nessa época. As balanças apreendidas são importadas e não possuem nenhum tipo de plano de selagem. São proibidas para realização de transações comerciais e estavam lesando o consumidor”, explica.

As multas pelas violações podem chegar até R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi, por meio do WhatsApp: (86) 99456-1921.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais