Cidadeverde.com

Teresina precisa plantar 1,5 milhão de árvores para reduzir impactos climáticos, revela estudos

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Yala Sena

Ao lançar a 2ª Conferência do Clima de Teresina (Clima The2024), a Prefeitura informou que a previsão é de aumento de temperatura, inundações e deslizamentos na capital, de acordo com estudos climáticos. Pelo levantamento, Teresina precisa plantar 1,5 milhão de árvores nos próximos 20 anos para reduzir os impactos. O plantio precisa ser feito em vias públicas, praças, áreas verdes e APA (Área de Preservação Ambiental).

Durante o evento lançado no Palácio da Cidade, a Prefeitura informou que serão investidos R$ 2,7 milhões este ano, para plantar cerca de 30 mil árvores por ano na cidade. Em 2024, a previsão é que sejam plantadas 15 mil.

A ideia é incentivar os moradores. O plano de arborização prevê que a população plante árvores em sua residência para depois ir para as ruas.

“Precisamos repensar a arborização de dentro de casa para a rua. Estamos trabalhando um maior vínculo da criança com a natureza nas praças da cidade”, disse Leonardo Madeira, coordenador da agenda 2030.

Leonardo Madeiro apresentou os dados, falou que a conferência vai acontecer em maio e apresentou algumas soluções que estão sendo colocadas pela Prefeitura.

Uma delas é um decreto do município que estimula as empresas a apresentarem soluções para as mudanças climáticas e outra é um trabalho voltado para o plantio de árvores e também incentivando as crianças do convívio com a natureza.

“Entendemos que as árvores são o principal instrumento de enfrentamento das mudanças climáticas. O plano trouxe um desafio ao longo dos 20 anos que é de plantar 1,5 milhão de novas árvores plantaras e amadurecidas para capturar o carbono da natureza e ganhar conforto térmico na cidade”, disse Leonardo Madeira.

Segundo ele, o prognóstico climático para Teresina não é bom assim como as demais cidades do país. “Projeção de aumento de temperatura, mais ondas de calor, inundações e alastramento das arboviroses”.

Leonardo informou que Teresina tem formalizado uma série de cooperações, inclusive com as Nações Unidas (ONU). 

 

 

 

O prefeito Dr. Pessoa ressaltou os desafios com a crise climática. “Temos feito a nossa parte para contribuir com o planeta, buscando parcerias com o governo federal, instituições não governamentais e até internacionais. Mas ainda não estamos satisfeitos, queremos ir além, apesar da urgência, ainda dá tempo de agir para mudar esse cenário”, disse.

De acordo com o secretário de Planejamento, João Henrique, esse é um tema transversal para o governo municipal e está ligado a diversas esferas. 

“Pensar uma agenda climática desassociada à agenda social e dos direitos humanos não é mais possível. As soluções para as mudanças climáticas precisam levar em conta todo um conjunto de desafios colocados. É uma questão ampla, que demanda união de esforços para chegar às respostas necessárias”, disse João Henrique.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais