Cidadeverde.com

Rafael Fonteles anuncia André Macedo para a Secretaria da Inteligência Artificial

Imprimir

Foto: Reprodução UFPI

André Macedo foi anunciado como futuro secretário da Inteligência Artificial

Por Roberto Araujo

O governador Rafael Fonteles (PT) disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta quinta-feira (11) que o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) André Macedo deverá assumir a Secretaria da Inteligência Artificial caso seja criada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A proposta foi apresentada na última terça (9) à Alepi, que está fazendo a análise e deverá decidir se aprova ou não o projeto.

André Macedo é professor do Departamento de Computação da UFPI e, atualmente, é superintendente de Transformação Digital da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan). De acordo com Rafael, o governo está "elevando o status" da superintendência para secretaria, a fim de potencializar o investimento em inteligência artificial no Piauí

"Na verdade nós estamos elevando o status para secretaria para dar mais visibilidade e poder permitir que essa secretaria interaja com as outras de maneira transversal, porque a inteligência artificial é justamente para melhorar processos, melhorar qualidade da prestação do serviço público nessa nova economia digital ancorada em muitos dados, e a inteligência artificial o que faz? Ela permite que a partir desses dados nós tenhamos melhores soluções para o bem do povo", disse o governador em entrevista durante solenidade de lançamento dos Jogos Estudantis.

O Governo anunciou na última terça-feira (9) a proposta de criação da Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital e encaminhamento à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A matéria foi lida no pequeno expediente e será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir para plenário. Após a análise dos parlamentares, caso seja aprovada, o governador deverá sancionar a nova lei. Se o projeto for aprovado, o Piauí será o primeiro estado do Brasil a ter uma secretaria voltada à inteligência artificial em primeiro escalão. 

André Macedo foi candidato a reitor da UFPI em 2020, ficou em primeiro lugar na consulta acadêmica, mas foi preterido pelo atual reitor, Gildásio Guedes, que ficou em segundo lugar na lista tríplice

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais