Cidadeverde.com

Moradores e comerciantes realizam manifestação no bairro Ipueiras após prejuízos com obra de drenagem

Imprimir

Fotos: Cidadeverde.com/picos

Por Paula Monize

Os moradores e comerciantes que atuam no bairro Ipueiras, em Picos, realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (12). O ato pacífico cobra das autoridades ações para amenizar transtornos causados pela execução de obra de drenagem pluvial na PI-238 que já dura quatro meses e tem causado prejuízos a moradores e comerciantes. 

A falta de acessibilidade, buracos em vias, afastou a clientela da comerciante, Raimunda Borges, que ressaltou que as vendas caíram 80%. Ela cogita fechar as portas por não ter clientes.

“O problema é a lama, a poeira, buracos a falta de acesso. O nosso cliente não tem acesso para chegar até o comércio. Todos nós somos trabalhadores, temos os nossos encargos, temos aluguel, funcionários. Eu trabalho com produtos veterinários que vencem, tem prazo de validade. Temos enfrentado descaso, o que a gente quer é trabalhar, não questionamos a obra, o que questionamos é a forma que está sendo executada”, destacou a comerciante.

Comerciante Raimunda Borges

O advogado e morador do bairro, Felipe Augusto, explicou que para chegar todos os dias em casa precisa fazer um percurso que aumentou 2 km. Segundo ele, uma saída necessária para amenizar os transtornos era ser promovida uma reunião entre responsáveis pela obra e comunidade.

“Parece que não houve um estudo prévio em relação às zonas de escape do bairro. A obra começa quase na entrada da minha casa e, eu tenho que fazer uma volta de quase 2 km, para poder ter acesso a minha casa. Ruas antes paradas, agora estão com tráfego intenso de veículos, ocasionando deterioração, buracos. A nossa intenção era que fosse feita uma melhoria nas ruas de acesso para escoar o tráfego que não está sendo possível pela avenida principal. A gente queria ter uma reunião com os responsáveis pela obra”, frisou o advogado.

Morador Felipe Augusto

O proprietário de um frigorífico localizado no bairro Ipueiras, Farley Lopo Barbosa, pontuou que a população do bairro precisa ser mais ouvida pelos responsáveis da obra. 

“Nós precisamos da obra, ela é necessária, mas está sendo feita de forma muito lenta. Já foi iniciada a obra há mais de 4 meses e os transtornos no bairro já se sentem há dois anos, quando a buraqueira começou e nunca foi recuperado. Meu comércio já caiu as vendas 70%, só não fechamos ainda pela graça de Deus. Todos os comerciantes estão sofrendo, a população que transita, o povo merece mais respeito”, disse.

Rua paralela que dá acesso a avenida principal

Morador acionou Ministério Público

O morador, Edimar de Lima, destacou que acionou o Ministério Público Estadual para que possa acompanhar a execução da obra.

“A situação é caótica, o nosso bairro está um caos. A obra se faz necessária, há mais de 20 anos estamos pleiteando essas obras, porém foi mal planejada, é uma obra complexa. Acionei o Ministério Público Estadual para fiscalizar a obra, ver as condições de trabalho”, concluiu.

Edimar de Lima

O Cidadeverde.com/picos contactou a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) para prestar esclarecimentos, que ficou de enviar nota sobre o cronograma da obra.

Sobre as obras de asfalto e drenagem na PI-238, entre Picos e Sussuapara, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí informa que o cronograma cumpre as etapas dentro do prazo e a obra está plena execução. Esse é um importante projeto que vai sanar de vez todas as demandas da população quanto aos recorrentes problemas de alagamento no trecho. 

O projeto abrange a recuperação da PI-238 no trecho entre as cidades de Picos, a partir do entroncamento da BR-316 (no Bairro Ipueiras) até o Povoado Tamboril, localizado no município de Sussuapara. 

O DER ratifica que essa é maior obra de mobilidade urbana do Governo do Estado na cidade de Picos.

As melhorias incluem restauração e implantação de drenagem pluvial e vai abranger uma extensão de 14,17km. O investimento é no valor de R$ 18,5 milhões, com prazo de conclusão dos serviços previsto para o final desse ano. 

O DER ratifica que a obra de macrodrenagem é uma solução segura para sanar os alagamentos e manter a qualidade do pavimento da rodovia. E que mesmo com o período chuvoso, as frentes de serviço estão sendo realizadas. 

O DER esclarece por fim que todo o trabalho é para garantir uma boa trafegabilidade e que o serviço de recuperação desse trecho da malha vai permitir que os usuários façam o trajeto com conforto e segurança.

Transtornos

A obra de drenagem pluvial foi iniciada no bairro Ipueiras no segundo semestre de 2023. De lá para cá, os serviços vêm sendo executados sem interrupções. 

No entanto, a principal avenida do bairro, Anísio da Luz, precisou ser interditada em alguns pontos, o que provocou transtornos. Entre eles, as rotas de acesso utilizadas ao bairro estão com a pavimentação prejudicada. O percurso para chegar ao destino precisou ser aumentado.

Em se tratando do comércio, grande parte dos estabelecimentos estão localizados na Avenida Anísio da Luz e, com a interdição, estão sendo atingidos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais