Cidadeverde.com

Ainda em cota de inundação, nível dos rios Longá e Marataoan deve continuar reduzindo nas próximas horas

Imprimir

Foto: GAV/Defesa Civil de Barras 

Por Rebeca Lima 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou neste sábado (13) que os rios Longá e Marataoan, em Esperantina e Barras, que estão em cota de inundação, devem continuar reduzindo de nível nas próximas horas. Já em Luzilândia, o rio Parnaíba, que também está em situação de inundação, deve manter o nível.

Em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,35 m, 15 cm acima da cota de inundação, que é 4,20 m, devendo reduzir o nível nas próximas 8 horas, caso não sejam observadas chuvas intensas, conservando a atual situação de inundação e cotas da ordem de 4,28 m.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 7,69 m, 29 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. A tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores em torno de 7,57 m, mas ainda em situação de inundação.

Foto: Defesa Civil de Esperantina 

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,80 m, 10 cm acima da cota de inundação, que é de 5,70 m, com a tendência de equilíbrio do rio nas próximas 12 horas, com nível previsto da ordem de 5,80 m, continuando em situação de inundação.

Demais rios

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,82 m, abaixo da cota de atenção, que é de 5,50 m, devendo sofrer elevação nas próximas 8 horas, com cota prevista de 4,90 m, permanecendo em condição de normalidade.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, localizada em Teresina, é de 6,83 m. O rio está em processo recessivo, devendo chegar em valores da ordem de 6,72 m nas próximas 10 horas, portanto, conservando a atual condição de normalidade.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,82 m, portanto, 8 cm abaixo da cota de atenção que é de 4,90 m, em situação de normalidade, devendo apresentar pequena elevação do nível nas próximas 8 horas, com cotas no entorno de 4,86 m, portanto, ainda abaixo da cota de atenção.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais