Cidadeverde.com

Barragem de Beneditinos não corre risco estrutural, diz DNOCS

Imprimir

Por Rebeca Lima e Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

O Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) informou que a barragem de Beneditinos está intacta estruturalmente. Na semana passada, a Justiça suspendeu um evento que seria realizado no local no dia 14 de abril devido à classificação nas categorias de “risco alto” e “dano potencial associado alto” pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o coordenador do DNOCS no Piauí, Assis Rocha, pontuou que uma equipe foi enviada até o local nesta semana e constatou que o açude está preservado.

“As informações que temos é que o açude está intacto, preservado, o volume de água são 4 milhões e 200 mil metros cúbicos de água, está cheio, sangrando, com uma lâmina de 8 milímetros. De uma forma estrutural, o açude está preservado”, disse.

Foto: Ascom/MPPI 

Assis Rocha acrescentou ainda que, para ele, houve uma falta de solicitação prévia da barragem para a realização do evento.

“O que faltou foi uma comunicação por parte da gestão municipal em solicitar ao DNOCS o açude para fazer o evento, bem como as solicitações ao Meio Ambiente, as licenças e as permissões pertinentes para a execução do evento cultural. No entanto, com relação à preservação da barragem, da estrutura física da barragem, não há dificuldade, nem risco de rompimento, nem eminência de qualquer tipo de catástrofe”, pontuou.

O coordenador ressaltou também que o departamento vem monitorando as barragens do estado e é parceiro de campanhas da Defesa Civil.

“Todas as barragens que o DNOCS fiscaliza no Piauí e no estado do Maranhão são monitoradas com frequência, às vezes até diariamente como está acontecendo agora por causa das chuvas, e 95% dos açudes do DNOCS no Piauí estão cheios e sangrando. Porém, seria interessante, necessário e obrigatório que os gestores, ao fazerem esse tipo de situação, comunicassem previamente ao DNOCS, solicitassem a autorização da gente, até para mandarmos equipe para o local. Nós estamos em conjunto com a Defesa Civil, fazendo a parceria do banho seguro em todos os açudes do Piauí”, finalizou. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais