Cidadeverde.com

Ações trabalhistas crescem mais de 25% no Piauí em 2023, informa TRT

Imprimir

Com informações de Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

As ações trabalhistas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais cresceram mais de 25% no Piauí em 2023. Segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho, em 2022 foram 231 causas judicializadas por acidentes de trabalho; já no ano passado, 290, representando um aumento de 25,6%. Em relação às doenças ocupacionais, em 2022 o TRT teve 89 causas; em 2023, foram 115, um aumento de 29,2%.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o desembargador Francisco Meton destacou que um dos fatores desse crescimento é a conscientização das pessoas sobre o assunto.

“Tem o aumento [das causas] e o aumento da procura pelo esclarecimento das pessoas. Antigamente as pessoas adoeciam no trabalho, morriam de acidente e por isso ficava, mas atualmente a legislação cuida do assunto”, disse.

Francisco Meton pontuou ainda que os acidentes de trabalho causam um prejuízo de R$ 10 bilhões aos cofres públicos a cada dez anos.

“O acidente de trabalho é um problema sério que causa ao país em torno de R$ 10 bilhões de reais a cada dez anos, o custo para o cofre público e é a causa que mais afasta o trabalhador do seu trabalho”, acrescentou.

Abril verde

No dia 26 de abril, o TRT-22 realizará duas palestras abertas ao público sobre saúde e segurança ocupacional. O evento acontecerá das 9h às 11h, no auditório do Pleno, localizado no 4º andar do edifício-sede.

A iniciativa integra o Programa Trabalho Seguro, promovido pela Justiça do Trabalho e faz parte das atividades do Abril Verde, uma campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

As palestras programadas são: "Prevenção de doenças de coluna", com o médico Thalisson Ferreira, e "Qualidade de vida e atividades ergonômicas", ministrada pela profissional de educação física Nara Rochelly. A abertura do evento contará com a presença do desembargador Francisco Meton Marques de Lima, gestor regional do Programa Trabalho Seguro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais