Cidadeverde.com

Deputados discutem aumento de tarifas do transporte interestadual nesta quarta (24), na Alepi

Imprimir

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

Os deputados estaduais discutem, nesta quarta-feira (24), o aumento da tarifa dos transportes interestadual do Piauí. A discussão acontece a partir das 9h no Cine Teatro da Casa. A principal preocupação dos parlamentares é entender os cálculos que levaram a aumentos de até 25% no valor da tarifa cobrada em alguns municípios.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Francisco Limma (PT). O deputado disse, ainda, que é importante ter acesso a informações mais claras sobre planilhas e o processo de concessão, visando melhorias na infraestrutura e na segurança viária para os cidadãos da “Grande Teresina”, que inclui, em especial, os municípios de José de Freitas, União, Campo Maior, Lagoa Alegre, Demerval Lobão, Coivaras, Pau D’arco, Altos, Alto Longá e Monsenhor Gil.

O requerimento apresentado pelo parlamentar destaca “aumento abrupto e abusivo por parte das empresas intermunicipais e um possível descumprimento ao Termo de Adesão ao Sistema de Transporte Público Semi-urbano disposto na Lei nº 5745/2008”.

Nestas regiões houve aumento de até 25% no valor cobrado pelas empresas, afetando os usuários que utilizam diariamente o serviço.

“Precisamos analisar e debater publicamente com os parlamentares, empresários, entidades representativas, e principalmente, com os usuários do setor, todas as condições e circunstâncias atuais de oferta deste serviço. A Assembleia está atenta às necessidades da população e continuará acompanhando de perto o desenvolvimento desse processo, buscando uma melhor resolutividade para a população”, pontuou.

A audiência pública será acompanhada pela Comissão de Administração, Finanças e Tributação da Alepi. Na Casa, os deputados Warton Lacerda (PT) e Evaldo Gomes (Solidariedade), também manifestaram em plenário, solicitações para o fortalecimento desse debate sobre o transporte intermunicipal e, junto com o deputado Francisco Limma, deverão conduzir a audiência.

“Apresentamos a proposta de ampliar um requerimento apresentado pelo deputado Warton Lacerda sobre o município de Altos e expandir a questão para todos os outros municípios que estão no raio de 100 Km de Teresina", explica Limma, destacando que com a audiência pública, propostas deverão ser construídas e encaminhadas visando as melhores soluções para todos que ofertam e usam o sistema de transporte intermunicipal.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais