Cidadeverde.com

Governador apresenta programas Saúde Digital e Pacto pelas Crianças a representantes do Unicef

Imprimir

Foto: CCOM

O governador Rafael Fonteles se reuniu, nessa quinta-feira (16), em Nova Iorque, com representantes da Unidade de Saúde Digital e Sistemas de Informação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), onde apresentou à Organização das Nações Unidas (ONU ) o programa de Saúde Digital e Telemedicina e o Pacto pelas Crianças do Piauí. As duas iniciativas implementadas no estado estão sendo disponibilizadas como modelos para possíveis colaborações e aplicações pela ONU, em outras regiões do mundo.

O Governo do Piauí planeja uma cooperação com o Unicef visando ofertar saúde integral para as crianças piauienses, segundo preconiza a entidade. A comitiva piauiense apresentou um resumo dos programas, resultados e lições aprendidas, além do uso da inteligência artifical (IA) para atender crianças não vacinadas. O Unicef acredita em um mundo onde a saúde e a qualidade de vida para crianças é melhorada por meio de sistemas de saúde digitalizados.

“A nossa plataforma, com o apoio técnico do Unicef, vai servir bastante para garantir a universalização da vacinação, os exames necessários, o acompanhamento pré-natal das gestantes, tudo aquilo que está no nosso Pacto pelas Crianças do Piauí, e é bastante auxiliado, ajudado pela tecnologia que estamos implementando, especialmente a Secretaria da Saúde”, pontuou Fonteles.  

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi criado pela ONU para promover os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em todo o mundo. A Unidade de Saúde Digital e Sistemas de Informação da Unicef é responsável pela iniciativa de transformação digital nos sistemas de saúde, de forma a revolucionar o atendimento de saúde básica em uma escala global. Por meio da análise de dados, informações geoespaciais, e inteligência artificial, a unidade acredita que é possível ter tratamentos personalizados, redução de erros humanos, detecção prévia de doenças e intervenções proativas.

O programa Saúde Digital e Telemedicina do Piauí já é referência no Brasil. Ele permite a superação de barreiras geográficas para atendimento com médicos especialistas, por meio de videoconferência. Promove também o acesso rápido a exames e resultados em tempo reduzido, em centros montados em cidades estratégicas.

A primeira-dama e coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles, participou da reunião e destacou os avanços que o Piauí tem alcançado com as ações implementadas, voltadas à primeira infância. “O Piauí já tem a maior cobertura vacinal de todos os estados do Brasil, mas nós não estamos satisfeitos porque a meta é chegar a 100%. Então quero agradecer aos gestores municipais, ao governo federal, aos parceiros dos demais poderes, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que também colocou junto à Unicef essa sala da primeira infância para ajudar os municípios a melhorarem as políticas públicas envolvendo as crianças de zero a seis anos” pontuou a gestora.

Encontro com economistas

Ainda em Nova Iorque, Rafael Fonteles visitou a sede do Itaú Unibanco, onde se reuniu com economistas. A empresa de abrangência global, oferece serviços financeiros e possui operações em 19 países nas Américas, Ásia, Oriente Médio e Europa.

"Foi uma boa conversa que nos permitiu entender melhor  o mercado financeiro americano e do Brasil a partir da visão dos economistas que vivem aqui. E é claro que aproveitamos o encontro para falar das oportunidades de investimentos no Piauí", comentou o governador.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais