Cidadeverde.com

Paralimpíadas Escolares: equipes de 13 municípios disputam em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Divulgação

A Secretaria dos Esportes (SECEPI) realizou no sábado (18), a etapa estadual da Paralimpíadas Escolares 2024, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Foram 75 atletas disputaram os melhores índices, concorrendo a uma vaga na nacional, em novembro, na cidade de São Paulo/SP. 

Teresina recebeu delegações de 13 municípios com 117 pessoas, entre atletas, acompanhantes, treinadores e staff. A expectativa é de classificar, no mínimo, 20 atletas piauienses para a fase final das paralimpíadas. 

De acordo com o chefe de delegação da Secepi, João Neto Batista, a lista dos atletas classificados será divulgada pelo Comitê Paralímpico Nacional depois de passarem pela análise dos dados que definem o resultado. 

Para além dos números, Maria Luiza exibe um sorriso de quem conquistou medalha de ouro na bocha, uma das modalidades estreantes nas paralimpíadas estadual neste ano. A acompanhante e mãe da atleta, Taniele Ferreira, comentou da felicidade dela com a nova experiência da filha. 

“Agradeço por terem olhado para ela com esse olhar especial, dar a oportunidade e mostrar para ela que, nesse momento, o céu é o limite. Esse é o verdadeiro sentido de um evento como esse”, disse.

Para a presidente da Federação das Apaes do Piauí, Vitória Freitas, as paralimpíadas escolares é uma oportunidade de elevar o nível dos atletas do estado. “É o segundo ano que somos convidadas a participar deste evento que é de suma importância. Os atletas ficam empolgados e envolvem toda a família. Eles se sentem valorizados. Assim como nós das Apaes, tendo nosso trabalho com cada um deles valorizado”. 

Segundo a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, a inclusão de novas modalidades (bocha e natação) reflete a valorização de todos os atletas, independente das suas capacidades. 
“Receber tantas delegações reforça o esporte como um importante meio de inclusão e, consequentemente, de desenvolvimento para o Piauí”, disse.

A etapa estadual das Paralimpíadas Escolares fez parte do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Teresina, marcando a estreia de competições do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Piauí.

O vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, declarou que levar competições a quase 100 atletas com menos de 23 anos é apostar no futuro do esporte paralímpico do Brasil. A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em diversas capitais brasileiras, como Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), e Salvador (BA). 

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais