Cidadeverde.com

Governo veta desconto de 50% para estudantes em ônibus intermunicipais

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com


O Governo do Estado vetou parcialmente a lei que beneficiava estudantes da rede pública com o direito a meia passagem no transporte intermunicipal no estado. A decisão do Executivo foi lida nesta terça-feira (21), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A proposta original estabelecia um desconto de 50% no valor da tarifa para estudantes da rede pública estadual e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), desde que fossem beneficiários de programas sociais e que possuíssem renda familiar inferior a dois salários mínimos. 

Na Mensagem encaminhada à Alepi, a justificativa do veto é que o estabelecimento de um desconto é critério apenas do governo do estado. Para isso, a Secretaria de Transportes, consultada para a elaboração do parecer, afirmou que precisa fazer um estudo que vai definir a origem dos recursos e fazer os cálculos necessários para que o desconto seja concedido.

O projeto se transformou em lei em vigor, sob número 8.381/24 e como foi vetado parcialmente ainda não é possível saber quanto será o percentual.

Os beneficiários devem comprovar que são de baixa renda por meio de quatro critérios: integrar um programa social, consumir taxa mínima mensal de água em até 10m³, consumir taxa mínima de energia elétrica de até 50 Kw/h e comprovar renda familiar máxima de dois salários mínimos.

Veja mensagem do veto na íntegra

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais