Cidadeverde.com

IR: mais de 80 mil contribuintes do Piauí ainda não entregaram a declaração; prazo encerra dia 31

Imprimir

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima com informações da Receita Federal 

Mais de 80 mil contribuintes do Piauí ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2024. O prazo encerra nesta sexta-feira (31). De acordo com a Receita Federal, até ontem (27), foram enviadas 267.794 declarações, e a expectativa é de que 348.075 contribuintes cumpram com esta obrigação fiscal.

Entre as declarações recebidas, segundo a Receita, 45,9% foram pré-preenchidas, o que facilita o processo para os contribuintes. As declarações simplificadas correspondem a 51,5% do total, enquanto as retificadoras, que corrigem informações anteriormente enviadas, somam 8,2%. Além disso, 80,4% das declarações são referentes ao ano anterior.

O delegado André Santos, da Delegacia da Receita Federal em Teresina, ressalta a importância de não deixar o envio do imposto de renda para a última hora.

“Nós ressaltamos para não deixar para o último momento porque pode haver alguma sobrecarga no sistema que recepciona as nossas declarações e, por algum motivo, a sua declaração pode ficar para o mês seguinte e aí haverá a multa por atraso na entrega da declaração. Então, nós alertamos os contribuintes que façam essa entrega o quanto antes, não deixem para a última hora”, pontua.

André Santos ressalta ainda que o contribuinte que não tiver reunido toda a documentação pode fazer a entrega dentro do prazo e depois retificar a declaração para não receber multa.

“Aqueles que faltarem com alguma documentação, por algum motivo ou outro, que não deixem de fazer sua entrega mesmo assim. Façam a entrega da declaração dentro do prazo e, depois, quando receberem essa documentação faltante, façam uma declaração retificadora dessa primeira; assim, você não estará sujeito a essa multa por atraso na entrega”, ressalta.

Para mais informações e acesso ao sistema de declaração, os contribuintes podem visitar o site da Receita Federal ou procurar um contador de confiança. A Receita Federal informa que está à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar no que for necessário.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais