Cidadeverde.com

Defesa Civil realiza simulado de evacuação na área próxima à Usina de Boa Esperança, em Guadalupe

Imprimir

Fotos: Ascom/Sedec 

As equipes de Resposta, Prevenção e Engenharia da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) realizam, desde domingo (26), uma simulação de evacuação na área próxima à Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Guadalupe. A ação é coordenada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

O treinamento aborda as providências necessárias para uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência, permitindo a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o simulado tem como foco construir uma cultura de prevenção na sociedade.

“Esse momento é muito importante para engajar a sociedade de forma geral, para que possamos construir uma cultura de prevenção de riscos e desastres. A Defesa Civil Estadual segue desenvolvendo e apoiando todas as estratégias e ações para garantir a segurança da população piauiense", conta o gestor.

A coordenadora geral de Implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Chesf, Patrícia Neves, explica que as ações ocorrem para a melhoria de toda a comunidade que vive no entorno da usina.

"Nosso foco, por meio do simulado, é desenvolver a cultura de prevenção, introduzindo uma rotina nessa comunidade. A ideia é que a população seja orientada e, também, uma multiplicadora, reproduzindo as informações de forma correta. É importante que todos estejam inseridos dentro desse processo para saber como se portar e como conduzir determinadas situações", ressalta a gestora.

Segundo dia de simulado

Nesta segunda-feira (27), a programação foi iniciada com a realização de um simulado de mesa, que ocorreu na sede da Chesf, em Guadalupe.

A engenheira civil da Sedec, Joyce Medeiros, conta que o método simula, a partir de uma gamificação, estratégias de assistência, auxílio e socorro às populações atingidas. "Participar deste momento é muito importante para nós, para entendermos o real cenário e saber lidar com as diversas situações, entender como as pessoas serão direcionadas e os lugares de apoio para recebermos essa população", destaca a profissional.

Durante o turno da tarde, a equipe da Defesa Civil também participou de uma simulação de evacuação no Centro de Guadalupe, com a população dos bairros Vila Parnaíba e Coqueiro, que contou com a presença de técnicos da Defesa Civil Municipal.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mikael Lima, é essencial a realização de ações preventivas e de proteção civil com a população de Guadalupe.

“É muito importante ressaltar para a população do município que o projeto da simulação de evacuação já existia, mas está sendo implantado pela primeira vez próximo à Usina Hidrelétrica de Boa Esperança. Estamos participando também do plano de contingência que a sua realização

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais