Cidadeverde.com

TCE-PI notifica 132 municípios que ultrapassaram o limite de gastos com pessoal

Imprimir

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) notificou 132 municípios que ultrapassaram o limite de alerta, prudencial ou legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com gastos com pessoal no Piauí. Veja a lista.

A Divisão de Fiscalização de Pessoal e Folha de Pagamentos verificou que as prefeituras  ultrapassaram o limite de alerta de gastos com pessoal, que é 48,60% da Receita Corrente Líquida – RCL, referente ao segundo semestre/terceiro quadrimestre de 2023. Do total, 34 gestões estão acima do limite prudencial, que corresponde a 51,30% da RCL e 55 estão acima do limite legal (54,00% da RCL). 

Os demais 43 municípios ultrapassaram apenas o limite de alerta.

A notificação foi aprovada na Sessão Plenária do dia 23 de maio, seguindo o relatório da Divisão de Fiscalização de Pessoal e Folha de Pagamentos (DFPESSOAL 2).

“O TCE-PI já notifica os gestores para que adotem imediatamente as providências cabíveis para colocar as despesas com pessoal dentro dos limites estabelecidos pela LRF” afirmou o órgão em nota.

Ainda segundo o TCE, os casos de descumprimento do limite legal, sem a adoção de providências para redução dos gastos e recondução ao limite, poderá resultar em penalidades como cassação do mandato e perda da função pública do prefeito, impedimento ao município de recebimento de transferências voluntárias, multa ao gestor, dentre outras.

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais