Cidadeverde.com

Fiéis de Teresina iniciam hoje a confecção dos tradicionais tapetes para o Corpus Christi; veja programação

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da Arquidiocese de Teresina)

A igreja católica inicia nesta quarta-feira (29) as celebrações para o Corpus Christi com a confecção de tradicionais tapetes. O trabalho será realizado pelos fiéis até quinta-feira (30), quando será realizada a solenidade oficial, que acontece 60 dias após a quinta-feira santa.

Segundo a Arquidiocese de Teresina, esse é um momento para os fiéis refletirem e celebrarem o profundo mistério da Eucaristia e da partilha. Na quinta-feira, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa Solene às 16h no Patamar da Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores.

Em seguida a tradicional Procissão Eucarística segue nas ruas do Centro de Teresina até a Igreja São Benedito.

"A história dessa celebração remonta ao século XIII, quando o sacerdote Pedro de Praga, em busca de fortalecer sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia, testemunhou um milagre: A sagrada hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal. Este evento extraordinário levou o Papa Urbano IV a instituir a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, como uma solenidade pública para toda a Igreja. Desde então, essa celebração tornou-se uma manifestação pública de fé no Santíssimo Sacramento, demonstrando amor e devoção ao Corpo e Sangue do Senhor", informou a Arquidiocese de Teresina.

Foto: Arquidiocese de Teresina

A tradicional confecção dos tapetes

Este ano, a festa terá como tema "Celebrando a fé, vivendo a Iniciação à Vida Cristã", onde os símbolos que serão colocados nos tapetes estão relacionados à Iniciação à Vida Cristã (IVC), um projeto arquidiocesano liderado pelo arcebispo metropolitano Dom Juarez.

O sacerdote ainda recordou a importância da confecção dos tradicionais tapetes, que são uma expressão concreta da fé dos fiéis, já que representam a acolhida do Santíssimo Sacramento e a preparação do caminho por onde passará a procissão.

Na noite anterior à solenidade, dia 29 de maio, aqueles que irão ajudar na confecção dos tapetes devem se reunir às 19h na Igreja São Benedito. Lá haverá um momento de exposição do Santíssimo Sacramento para Adoração. Em seguida, às 20h15, iniciará a confecção dos tapetes que serão dispostos ao longo da Praça Saraiva, da Rua Félix Pacheco, Rua Rui Barbosa, Avenida José dos Santos e Silva, Rua David Caldas e da Avenida Antonino Freire. A montagem será conduzida por grupos, movimentos e paróquias da Arquidiocese de Teresina.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Confira a programação completa:

Dia 29 de maio (Quarta-feira)

Véspera da Grande Festa de Corpus Christi 

  • 19h - Concentração dos Servos dos Tapete e Envio na Igreja de São Benedito;
  • 20h - Exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja de São Benedito;
  • 20h15 - Início da Montagem dos Tapetes nas Ruas do Centro de Teresina;
  • 20h30 - Translado do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Benedito até a Catedral;
  • 21h30 - Recepção do Santíssimo Sacramento seguida de Vigília Eucarística na Catedral de N. Sra das Dores, conduzida pela juventude até 00h;
  • 00h - Bênção do Santíssimo Sacramento e Repique dos Sinos da Catedral de N. Sra das Dores;

Dia 30 de maio (Quinta-feira)

Solenidade do Santíssimo corpo e sangue de cristo

  • 05h30 - Repique dos Sinos da Igreja Catedral;
  • 06h - Alvorada Festiva e Café da Manhã partilhado;
  • 07h - Laudes Solene do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo;
  • 09h - Missa Solene seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até o meio-dia com Bênção Eucarística;
  • 12h - Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento (Urbi et Eclesia) sobre a cidade e a Igreja, com Repique dos Sinos das 3 Igrejas do Centro de Teresina;
  • 13h - Abertura dos Portões da Praça Saraiva;
  • 15h - Início das Apresentações Culturais;
  • 16h - Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, seguida de Procissão Eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito;
  • 18h - Louvores e Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento no Adro da Igreja de São Benedito;

 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais