Cidadeverde.com

Confira a programação religiosa de Corpus Christi em Picos

Imprimir

Foto: Arquivo - Cidadeverde.com/picos

Por Paula Monize

Nesta quinta-feira (30) é celebrado o Dia de Corpus Christi, data referenciada pela Igreja Católica e que faz menção a instituição do Sacramento da Eucaristia. Em Picos, as paróquias que integram a Diocese terão uma vasta programação de missas, confira!

Na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Igreja Catedral, as celebrações ocorrerão em dois horários: 9h00 (manhã) e 17h00 (tarde).

No bairro São José, na Paróquia São José Operário, a Santa Missa será realizada às 18h, a ser celebrada pelo Pe. Carlos Danilo.

Na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco, a celebração ocorrerá às 19h, seguida da Procissão de Corpus Christi que percorrerá as principais ruas do bairro.

História de Corpus Christi

"Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais