Cidadeverde.com

Patrão e funcionário que morreram dentro de poço podem ter sofrido asfixia química, diz perito geral do IML

Foto: Reprodução redes sociais

Por Adriana Magalhães

O laudo que vai revelar a causa da morte de dois homens que trabalhavam em um poço em Água Branca, a 90 km de Teresina, deve sair em até 10 dias. A suspeita é que os trabalhadores tenham sofrido um processo chamado de asfixia química, que acontece quando se inalam gases que impedem o transporte de oxigênio no organismo. No caso de poços, esses gases são provenientes da decomposição de matéria orgânica.

As mortes aconteceram no último domingo (09). De acordo com a Polícia Civil, patrão e funcionário estavam fazendo a limpeza de um poço, quando o primeiro que entrou no poço começou a passar mal. O segundo entrou para tentar resgatar o patrão, mas também passou mal.

O delegado Bruno Luís, titular da delegacia de Água Branca, afirmou que uma terceira vítima conseguiu se salvar. Os corpos foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros do Piauí nesta segunda-feira(10).

Segundo o perito geral da Polícia Técnico-Científica do Piauí, Antônio Nunes, a perícia nos corpos e no local da morte foi realizada pela equipe do Intituto Médico Legal (IML) de Floriano.

"Às vezes o poço fica abandonado por um tempo, ou mesmo sem cobertura, e a matéria orgânica, como folhas e pequenos animais mortos, vai se depositando no fundo do poço e, nessa decomposição, acontece a liberação de gases", explica o perito.

Antônio Nunes explicou que os gases monóxido e dióxido de carbono, metano e sulfídrico podem provocar a asfixia química de seres humanos e animais. Esses gases costumam empurrar o oxigênio para baixo e se concentrar na parte mais alta.

Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com

"Se tiver cheiro de ovo podre, pode ser gás sulfídrico. Foi isso que aconteceu em Caxias, onde três pessoas morreram e uma chegou a passar mal. Já os gases monóxido e dióxido de carbono, assim como o metano, não têm cheiro. A pessoa sente dificuldade em respirar e sofre a asfixia química, que não é um processo que pode ser revertido rapidamente, uma vez que esses gases se ligam às hemácias e permanecem ligados por um bom tempo. Mesmo resgatando a pessoa e colocando-a em ambiente com oxigênio farto, ela segue com falta de ar", explicou.

A orientação para realizar manutenção e limpeza de poços é utilizar um suporte de oxigênio, como o utilizado por mergulhadores.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais