Cidadeverde.com

Erveira destaca poder das plantas medicinais na cura de doença

Imprimir

Foto: Elinalva Sousa

Por Paula Monize

A medicina natural é um conhecimento ancestral repassado de geração em geração. O uso de plantas medicinais para cura de doenças é uma cultura ainda cultivada por Margarida Sabino, erveira e membro da comunidade Genipapeira, zona rural de Paquetá do Piauí. 

Margarida Sabino destaca que as plantas utilizadas nas “garrafadas” (medicamentos de preparação caseira) são cultivadas no próprio quintal de casa.

“Essas plantas eram cultivadas pela minha mãe, pelo meu pai. Adquiri esses conhecimentos com meus pais e ainda hoje tento manter viva essa ciência natural. As ervas tenho no quintal e faço o preparo”, destacou Margarida Sabino.

A erveira explica que os medicamentos preparados tem finalidade para serem usados deste o nascimento e doenças que ocasionam a morte.

“As medicações que preparo serve para vários tipos de doenças, do nascimento até a pessoa adoecer e falecer. Tem remédios que a gente usa já no trabalho de parto, minha mãe usava e ensinou para nós. Tenho remédio para dores, sinusite, tudo são ervas que tenho no quintal e faço o preparo”, disse.

A medicina natural ou alternativa é ainda presente e muito apreciada nas regiões interioranas e também é preservada nos povos tradicionais.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais