Cidadeverde.com

Caravana Federativa: Lula e ministra das Mulheres vão anunciar investimentos no Piauí

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por Bárbara Rodrigues (Com informações do Governo do Piauí)

O presidente Lula (PT) e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, devem anunciar importantes investimentos no Piauí nesta sexta-feira (21), durante o encerramento da Caravana Federativa, que está ocorrendo no Centro de Convenções de Teresina.

A Caravana Federativa é um evento itinerante do governo federal que apresenta ações de cidadania e programas governamentais aos gestores públicos e parlamentares locais. Segundo o Governo do Piauí, o presidente Lula visitará Teresina para anunciar investimentos nas áreas portuária e de transformação digital, além de cessões da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Lula participará do encerramento por volta das 11h30 de sexta-feira.

Já a ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres, deve assinar um acordo de cooperação técnica para a implementação de cota para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais.

O decreto nº 11.430/23, editado pelo presidente Lula, prevê que, nos contratos de serviços contínuos com mão de obra dedicada da administração pública federal direta, autarquias e fundações com um quantitativo mínimo de 25 colaboradores/as, os licitantes assegurem a destinação do percentual mínimo de 8% dos postos de trabalho para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. As vagas incluem mulheres trans, travestis e outras identidades de gênero feminino e deverão ser prioritariamente destinadas às mulheres pretas e pardas.

Também deve ser anunciado o investimento de R$ 1,3 milhão para construção de duas lavanderias comunitárias nas cidades de Teresina e Parnaíba. As lavanderias serão construídas com o objetivo de serem espaços geridos por mulheres. Em Teresina, a lavanderia ficará na Rua Coelho Rodrigues, no bairro Centro, e envolverá oito bairros da região centro-sul e centro-norte. Em Parnaíba, funcionará na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Centro.

“Os critérios são que as mulheres estejam em situação de vulnerabilidade. A lavanderia é autogestionada, então, no primeiro momento, existe o investimento do Estado, mas é um espaço que será gerido por essas mulheres, possivelmente por meio de uma associação. Estamos avaliando a melhor forma”, explicou a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

Além da estruturação das lavanderias, a ideia é promover a formação de mulheres em economia feminista, divisão sexual do trabalho, economia solidária, técnicas de lavagem e cuidados com as roupas, noções de gestão de negócios e empreendedorismo.

Os projetos estão em fase de licitação, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2025.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais