Cidadeverde.com

Reunião quer promover turismo sustentável no PI, CE e MA

Imprimir
Os secretários de Turismo do Piauí, Sílvio Leite; do Ceará, Bismarck Maia; e do Maranhão, Tadeu Palácio; os superintendentes do Sebrae do Ceará, Carlos Cruz; do Piauí, Delano Rocha; e do Maranhão, Manoel Castro, participaram nessa quinta-feira (23), da Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), consórcio responsável pelo desenvolvimento da Rota das Emoções.
 
Na pauta, o programa de trabalho do Consórcio para o ano de 2009, bem como as ações prioritárias que deverão orientar as ações da ADRS neste e nos próximos anos. O secretário de Turismo e presidente do conselho da ADRS, Sílvio Leite, conduziu os trabalhos falando da necessidade da aprovação da estrutura da agência do plano de trabalho e da gestão orçamentária para que o trabalho que vem sendo realizado nos três Estados seja fortalecido. “Precisamos aprovar os nomes indicados pelos Estados para a composição da ADRS, como forma de garantirmos o funcionamento da agência e o plano de trabalho que já vem se ajustando ao GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) que busca desenvolver a região do Meio-Norte, onde a Rota das Emoções está inserida”, disse.
 
Entre os atos ad referedum, foram ratificados a nomeação de um novo representante do Governo do Maranhão e do Ceará na composição da ADRS e a permanência da gerente executiva do Piauí, Ingrid Clark, assim como da professora Liége Moura como suplente da representação do Piauí no Conselho de Administração da agência.
 
O secretário de Turismo do Maranhão, Tadeu Palácio, entende que o fortalecimento da ADRS é necessário para que a Rota das Emoções continue se destacando entre os roteiros do Brasil. “Entendo que, quanto mais fortalecemos o trabalho da ADRS, estamos fortalecendo também a Rota das Emoções como destino turístico. E como parte do Conselho, quero contribuir aprovando o plano de trabalho proposto e a estrutura da ADRS como forma de darmos segurança ao Consórcio”, disse.
 
A Rota das Emoções, roteiro que une os três Estados e desenvolvida pelo Ministério do Turismo e as respectivas Secretarias Estaduais de Turismo, com apoio do Sebrae, foi recentemente premiada no Salão de Turismo de São Paulo como exemplo de desenvolvimento de roteiro integrado.A ADRS, entidade executiva do Consórcio Público para a região do Meio-Norte, tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da região de forma sustentável e com equidade social, articulando as ações públicas federais, estaduais e municipais, com apoio nas organizações da sociedade civil e na iniciativa privada, com foco no turismo e na cultura, no desenvolvimento rural e nos demais serviços.
 
Também estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande (Piauí), Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha (Ceará), Araioses e Barreirinha (Maranhão), além de representantes da Associação das Empresas da Rota das Emoções (Aetre - CE/PI/MA).
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: