Cidadeverde.com

Suspeito de matar a ex-namorada a facadas é preso pelo DHPP; crime foi premeditado

Por Graciane Araújo

Foto: Reprodução / Redes sociais

O suspeito de matar a ex-namorada Josilane da Silva Moreira, 37 anos, com 17 facadas, e de ferir o namorado dela foi preso na tarde desta terça-feira (2) pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O Cidadeverde.com apurou que Francisco Jefferson Mendes Vilante se apresentou ao DHPP, mas como tinha mandado judicial em aberto ficou preso. Em depoimento, o suspeito confessou o crime e demonstrou frieza.

O crime ocorreu na madrugada de domingo (30). A vítima estava com seu companheiro em uma residência no bairro Leonel Brizola, na zona Norte de Teresina, quando o suspeito invadiu o local e atacou os dois. Ela recebeu 17 facadas e morreu no local. 

 

 

"Ele se apresentou na companhia da advogada, mas já tínhamos o mandado de prisão preventiva. Tão logo fizemos o interrogatório, cumprimos o mandado. Ele confessou o fato, disse que adentrou a casa, desferiu as facadas contra a Josilane e contra o namorado dela", explica a delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do DHPP. 

O namorado de Josilane, identificado como Luís Vitorio da Silva, de 40 anos, ficou ferido e foi socorrido com vida. Ele foi esfaqueado no braço, pescoço, face e sofreu dois golpes no tórax, um deles chegou a perfurar seu pulmão. A vítima segue internada.

O crime teria sido premeditado. Para a polícia, a mãe do suspeito revelou que o filho saiu de casa, por volta de 2h no último domingo (30) afirmando que mataria Josilane. Ele teria cometido o crime por volta de 4h.

Para a delegada, o suspeito tinha a intenção de matar o casal. Ela diz que o modo como o suspeito agiu é característico de casos de feminicídio. 

"Muita crueldade. As facadas foram desferidas na região colo da vítima, então a gente vê a extrema violência. Ele foi extremamente violento também com a outra vítima", destaca Figueiredo.

O DHPP tem dez dias para finalizar o inquérito policial. Francisco Jefferson deve responder por feminicídio e tentativa de homicídio. Ele será levado para audiência de custódia nesta quarta-feira (03).

AO MENOR SINAL DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE!

Josilane e o suspeito mantiveram um relacionamento amoroso por aproximadamente um ano, mas já estavam separados há quase um ano. No entanto, a vítima era perseguida e ameaçada pelo ex-companheiro por meio de ligações telefônicas e WhatsApp. Mesmo assim, ela não o denunciou. A delegada faz um alerta e orienta que as mulheres denunciem ao menor sinal de violência. 

Foto: Graciane Araújo

"Ficou claro a ira dele. O que a gente tem observado é que algumas vítimas não acreditam que o autor pode praticar esse tipo de crime. Nós chamamos a atenção novamente: qualquer sinal de violência, denuncie, registre a ocorrência, peça medida protetiva, ponha fim no relacionamento. Se essas vítimas realmente tivessem acreditado que poderiam ocorrer um desfecho fatal, poderiam ainda estar vivas", finaliza a delegada. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais