Cidadeverde.com

Professores municipais de Teresina suspendem greve após 4 meses paralisados

Por Richards Sales*

Foto: Divulgação/Sindserm

Os professores municipais de Teresina anunciaram suspensão da greve nesta sexta-feira (5), após realização de uma assembleia nesta quinta-feira (4). A greve já se estendia há 4 meses, com seu início em março. A comunicação foi feita através de um ofício do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm).

Segundo o Sindserm, os servidores públicos iniciaram a greve em razão do descumprimento da lei federal nº 11738/2008 e do acórdão 219/2023, assinado entre a Prefeitura Municipal de Teresina e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que prevê o pagamento do reajuste de 17,23% no piso nacional da educação para os servidores da educação, referente ao ano de 2022.

O reajuste é referente ao aumento do piso nacional da educação, dos anos de 2022 e 2023, que segundo o sindicato não foi reajustado corretamente pelo município.

Em ofício publicado, a classe ressalta que a reposição deverá ser negociada entre as partes em conformidade com a lei complementar nº 4.018. 

“Foi aprovado o estado de greve, que pode implicar em um retorno do movimento paredista se persistir o descumprimento das determinações do TCE-PI, perseguições contra grevistas e desrespeito à legislação municipal vigente”, afirma o ofício divulgado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais