Cidadeverde.com

Brasil vence Sérvia e conquista a Liga

Imprimir
Final de Liga Mundial de vôlei na Beogradska Arena, diante da anfitriã Sérvia. O mesmo cenário de 2005, com desfecho exatamente igual. Os 22.680 torcedores presentes viram a seleção brasileira masculina conquistar mais um título, neste domingo. Com o placar de 3 sets a 2 (22-25, 25-23, 25-22, 23-25 e 15-12), com direito à virada, o Brasil igualou o recorde da Itália, maior campeã do torneio.



Este é o oitavo título brasileiro na competição, o sétimo desde que o técnico Bernardinho assumiu a seleção masculina (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009). A primeira conquista foi em 1993. Com o ouro, a equipe verde-amarela volta ao topo após passar o ano de 2008 sem subir ao lugar mais alto do pódio.

A exemplo do ocorreu na semifinal, Sidão entrou no lugar de Rodrigão, que ainda não está recuperou de dores no ombro esquerdo, mas chegou a ser acionado no jogo. Além do central, o Brasil entrou em quadra com o levantador Bruninho, os ponteiros Giba e Murilo, o meio-de-rede Lucão, o oposto Leandro Vissotto e o líbero Escadinha.

O jogo começou complicado para os dois lados, com dois bloqueios bem postados, as equipes encontraram dificuldade em virar suas bolas e tiveram que trabalhar melhor o contra-ataque. Para fugir dos paredões, as duas seleções atacaram algumas bolas para fora.



Quando a Sérvia abriu a primeira boa vantagem (5-2), Vissotto cravou uma bola que insistia em não cair do lado rival, que fez impressionantes defesas no mais bonito rali da parcial. Em contra-ataque, Giba aproveitou bem pelo fundo em levantamento improvisado, de manchete, de Escadinha. A igualdade no placar veio em boa atuação de Bruninho, primeiro ao amortecer no bloqueio e depois ao finalizar em bola de segunda (5-5).

As duas seleções mantiveram o duelo equilibrado, até o Brasil assumir o comando em ace de Lucão. Mais aí começou a bilhar mais a estrela dos veteranos Grbic e Miljkovic. O levantador, além de conseguir enganar o bloqueio brasileiro, trabalhou bem defensivamente. Já o oposto fez o que se esperava dele: bolas no chão.

A tensão em quadra tomou conta dos técnicos que bateram boca ainda na metade da primeira parcial. A Sérvia assumiu o controle do jogo a partir da segunda parada técnica. E, quando Podrascanin pegou ataque de Vissotto, os donos da casa abriram a vantagem de dois pontos (20-18).

A Beogradska Arena vaiava cada saque brasileiro, em especial de Giba, que estava conseguindo criar mais dificuldade na recepção sérvia. Mas o serviço não foi suficiente para impedir o bom desempenho de Miljkovic, responsável pelo 25º ponto, o nono dele apenas no primeiro período.

Nova discussão, desta vez dentro de quadra. O capitão Giba reclamou muito da postura de Miljkovic. O Brasil chegou a abrir três pontos no início do segundo set (10-7) em contra-ataque aproveitado por Vissoto na diagonal. Mas a Sérvia foi, aos poucos, tirando a vantagem e Janic empatou na paralela (14-14).

As equipes novamente se revezaram no marcador e das mãos de Sidão saiu o 20º ponto brasileiro. O meio-de-rede conseguiu pegar Miljkovic na rede. Mas o oposto estava mesmo inspirado e recolocou a Sérvia em vantagem. Um importante bloqueio de Lucão deu tranquilidade para o time verde-amarelo que fechou com ataque de Vissotto, que explodiu no bloqueio e foi para fora (25-23).

Murilo iniciou o terceiro set com bons saques e o Brasil abriu logo 3 a 0, em dois pontos de bloqueio, um de Lucão e outro de Vissotto. O serviço, aliás, foi importante arma para o Brasil abrir quatro pontos de vantagem. Para chegar ao primeiro tempo técnico na frente, Bruninho salvou um passe quebrado de Escadinha, levantou com apenas uma mão para Sidão cravar.

Até a segunda parada técnica, o Brasil arrasou principalmente no bloqueio e em ataques pelo meio. A cada ponto, a equipe de Bernardinho fazia questão de comemorar junto em um empolgado abraço. Sem contar com a mesma inspiração de Miljkovic, bem marcado pelo bloqueio brasileiro, a Sérvia se perdeu em quadra.

O técnico Igor Kalakovic tirou seu principal jogador para a boa entrada de Starovic, que fez dois pontos na sequencia e chegou a assustar. Mas a boa vantagem brasileira obtida ao longo do set garantiu a virada (25-22).

O quarto set foi brigado ponto a ponto. E se os sérvios tiveram em Miljkovic a chave do seu jogo, o levantador Bruninho achou em Leandro Vissotto a bola de segurança brasileira. O oposto virou bolas de todas as maneiras, em diagonal, na paralela, encarando o bloqueio.

Dona da casa, a Sérvia contou também com uma ajudinha do árbitro, principalmente nesta equilibrada parcial. Depois de não marcar um ace claro, ele não deu toque sérvio após bloqueio de Murilo, que colocaria o Brasil em vantagem de 22-21. O ponto, aliás, paralisou o jogo. E ao voltar atrás, o juiz recebeu intensas vaias e objetos foram arremessados na quadra.

A correta decisão, no entanto, só inflou ainda mais a torcida local. E ao fechar em 25-23, em ataque para fora de Vissotto, a Sérvia levou a partida para o tie-break. O Brasil não começou bem, mas conseguiu reverter desvantagem de 5-8, em boa passagem pelo saque de Murilo (12-10) e vencer por 15-12.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: