Cidadeverde.com

Justiça Eleitoral suspende pesquisa que associa Sílvio Mendes a Ciro e Bolsonaro

Por Caroline Oliveira

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral, suspendeu a divulgação de uma pesquisa do Instituto Datamax, de intenção de votos para Prefeitura de Teresina, acatando o pedido da coligação “Teresina no Caminho Certo” em que associava o candidato Sílvio Mendes (União Brasil) ao senador Ciro Nogueira (progressistas) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. 

De acordo com a decisão, a juíza analisa que os quesitos que mostram os apoios do atual e ex presidente e de outros políticos podem influenciar os eleitores e “pode indicar situação de desequilíbrio e direcionamento inaceitável para esse tipo de pesquisa”. 

“Nesta etapa da disputa eleitoral, especialmente após o dia 20.7.2024, foram realizadas as Convenções de vários partidos políticos para a escolha de seus candidatos, e portanto, muito embora a pesquisa tenha sido encerrada no dia 18.7.2024, a divulgação dos resultados se dará em momento onde os candidatos e candidatas estão escolhidos, não se tratando mais de pré-candidatos.

É necessário que haja paridade de oportunidade a todos em disputa durante o período eleitoral e pré-eleitoral”, descreve o documento.

A juíza deferiu o pedido de liminar para que não seja divulgada em qualquer meio de comunicação, sob pena de multa no valor de R$ 53.205,00. E deu cinco dias tanto para o instituto como para o Ministério Público Eleitoral se manifestarem em ampla defesa. 

Veja documento na íntegra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais