Cidadeverde.com

Ministra Liana Chaib diz que desafio da justiça é combater trabalho escravo moderno no Piauí

Por Tarcio Cruz

Foto: Tarcio Cruz

Durante agenda no Piauí na manhã desta sexta-feira (09), a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Liana Chaib revelou que a corte superior tem atuado intensamente para combater o trabalho escravo moderno no Piauí. A magistrada está em visita ao Piauí para receber a comenda colar do mérito judiciário, maior honraria do judiciário estadual.

O estado do Piauí liderou a região Nordeste, pelo 2º ano consecutivo, no resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão. Em 2023, foram 159 resgates, apresentando uma redução de 8,8% em relação ao ano anterior, quando 180 trabalhadores piauienses foram encontrados em condições análogas à escravidão. Em todo o Brasil, foram resgatados 3.190 trabalhadores em situação de trabalho análogo à escravidão, sendo 552 apenas na região Nordeste.

A ministra explicou as ações feitas no combate ao trabalho escravo.

“A justiça do trabalho está atenta para esta realidade no país. Recentemente, tive diante de mim um processo em que havia a questão do trabalho escravo. Tive que me debruçar sobre a questão do trabalho escravo moderno, que é aquele trabalho de escravo disfarçado, mas a justiça cumpriu o seu papel”, afirmou.

Liana Chaib fez ainda um balanço de dois anos na corte trabalhista.

“Avalio como um desafio que foi posto a mim. Venho de um tribunal de um pequeno estado, mas enfrentei o desafio e acho que estamos representando bem o Piauí. Com a nossa experiência como mulher, tem sido uma excelente experiência contribuir com o meu pensamento e com as vicissitudes do estado”, finalizou a ministra.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais