Cidadeverde.com

Teresina 172 anos: agricultores vivem da produção ecológica e racional de alimentos

Por Roberto Araújo e Gorete Santos

Viver da terra e cuidar com zelo e carinho: diversos agricultores familiares trabalham na produção de alimentos na zona rural de Teresina, que é a maior do Nordeste e uma das maiores do Brasil. 

No povoado Ave Verde, localizado na zona rural Leste de Teresina, cerca de 40 famílias trabalham unidas pela preservação ambiental. A dona Rosa Lina Barbosa é agricultora e fala com carinho sobre a sua rotina diariamente.

"Quando acordo, tomo o meu café com cuscuz e já venho pra cá, 6h horas da manhã eu estou aqui...aqui não é só trabalhar, é o amor que está aqui junto com a gente... Aqui é maravilhoso demais, se a gente imaginar que está comendo essa cebola, esse tomatinho, esse pepino e essa alface sem nenhum produto químico, é maravilhoso", descreveu.

Foto: TV Cidade Verde

Com o sistema de agroecologia adotado pelos agricultores no local, acontece a união da produção de alimentos com o uso racional dos recursos naturais, sem agrotóxicos, autonomia aos pequenos agricultores e método economicamente viável. A Socorro Vieira trabalha no local e cita que a coletividade também é lembrada no local, com os alimentos sendo dividido entre todos.

"Tudo que vem pra cá, tem que dividir com todo mundo. Não é só pra um não. Tem que ser os quilos divididos... Quando os produtos estão nascendo, que nascem tudo completinho, como aqueles canteiros ali, a gente acha muito lindo", relata. 

Dentre uma das premissas da agroecologia, é que tudo pode ser reaproveitado. Mesmo a produção que não consegue ser vendida, vira adubo natural pelo processo de compostagem. A agricultora Maria de Jesus dos Anjos explica o processo.

"A gente faz nosso próprio composto, a gente não compra composto fora. A gente apanha o feijão, a palha do feijão vem toda para cá, o milho, se vamos fazer a entrega do milho aqui, tem que despenar o milho. Aí a gente pega a palha dele e já bota no composto, pra transformar, para depois voltar pra dentro do canteiro, ou então pro campo", explica. 

O resultado de trabalho tão cuidadoso são frutas e verduras mais frondosas e vistosas, atraem a atenção do consumidor. É o caso da fisioterapeuta Fernanda Thieme, que avistou uma rúcula no mercado que chamou a atenção. 

"Olha o tamanho desta rúcula, é um pé muito grande. A gente só vê no supermercado aquelas bem pequenas, e chega aqui, tem um buque desses, e é tudo natural, sem agrotóxicos, é diferente do que encontramos no supermercado", disse.

Foto: TV Cidade Verde

Teresina 172 anos - você no clima da Cidade Verde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais