Cidadeverde.com

I Festival de Música de Teresina traz cursos e recitais gratuitos

Imprimir

Até domingo, dia 9, a terra do sol será também a cidade da música. Isso porque acontece durante toda esta semana o I Festival de Música de Teresina, evento realizado dentro da programação dos 157 anos da capital,  pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

O Festival foi aberto na noite da última segunda-feira, dia 3, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina na Casa da Cultura, localizada no centro da cidade. “Essa é uma oportunidade para reverenciar e homenagear Teresina. A programação que pensamos para comemorar esses 157 anos da cidade contempla os mais diversos segmentos e o I Festival de Música é realizado como parte disso. Mas, além de trazer 16 músicos da melhor qualidade, nossa preocupação com o Festival é também fomentar o aprimoramento dos nossos músicos”, ressaltou o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Cineas Santos.
 

Concertos e recitais gratuitos fazem parte da programação

 

A presença de 16 professores concertistas de outros estados vai proporcionar cursos em 16 instrumentos, direcionados aos mais de 600 músicos teresinenses inscritos, além da realização de 19 concertos abertos e gratuitos ao público em diversos pontos da cidade. “A Prefeitura mantém 3 mil alunos de música nas escolas municipais. O Festival é uma grande oportunidade para que esses jovens músicos tenham contato com grandes professores”, destaca Erisvaldo Borges, coordenador do Festival.

Programação

As atividades do I Festival de Música de Teresina continuam ao longo desta semana com a realização de cursos, concertos e recitais.
De terça-feira a sábado, das 08 às 11 horas, os cursos oferecidos serão:

Música de Câmara, Clarineta, Apreciação Musical e Formas Musicais – na Casa da Cultura; Sax-improvisado, Pedagogia Musical e Oficina de Choro – no Centro de Formação Odilon Nunes; Piano, Canto e Percussão – na Escola de Música de Teresina.

No turno da tarde, das 14 às 17 horas, os cursos oferecidos serão:

Clarineta, Banda de Música, Flauta e Oboé – na Casa da Cultura; Violoncelo, Violino e Violão – no Centro de Formação Professor Odilon Nunes; Guitarra, Baixo e Bateria – na Escola de Música de Teresina; e metais no Teatro Municipal João Paulo II.
 

Cursos e palestras serão oferecidos gratuitamente para a população

Todos os dias, às 11 horas, concertos serão realizados na terça e quinta no Auditório do Centro de Formação Odilon Nunes; e quarta e sexta no Shopping da Cidade.
Todas as noites, a partir das 19 horas, serão realizados recitais no Teatro Municipal João Paulo II com os professores convidados, a exemplo do flautista Sérgio Barrechea, pianista Wellington Santos, trompetista Gedeão Lopes, violonista Paulo Pedrassoli, entre outros.
Para encerrar o Festival, será realizado no domingo, no Teatro João Paulo II, a palestra sobre a Vida e a obra de Heitor Villa-Lobos (às 09 horas) e Recital com professores convidados (às 10 horas).
 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: