Cidadeverde.com

Saúde apura o 1º caso contraído no Piauí

Imprimir
O secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, confirmou o nono caso de Gripe A no Piauí. Este novo paciente no entanto, apresenta um dado peculiar: diferentemente dos infectados anteriormente, o caso mais recente, um teresinense, pode ter contraído a doença dentro do próprio estado.
 
“Esta é uma possibilidade. É difícil confirmar o caminho do vírus, mas o nono doente não viajou ou manteve contato com qualquer pessoa que tenha vindo de fora”, explica Assis Carvalho. Para o secretário, no entanto, a chegada do vírus H1N1 ao Piauí era apenas uma questão de tempo. “Mais cedo ou mais tarde, isso vai acontecer”, descreve.
 

Segundo Carvalho, entretanto, não é preciso pânico. “A letalidade da gripe A é igual à da gripe comum e o nosso clima é um fator que prejudica o vírus”, ameniza.

Barreiras
Assis Carvalho afirma que ainda que a secretaria manterá o mesmo trabalho de prevenção que vem fazendo, com distribuição de folhetos e orientação junto à população. “Não há razão para comparar esta gripe a um terremoto ou tsunami. A influenza A nos preocupa, mas trabalharemos da mesma forma que estamos trabalhando hoje”, conclui.

O secretário diz ainda que o Piauí não pretende copiar a medida do estado de São Paulo, que irá distribuir medicamentos aos casos suspeitos de terem contraído a doença. “O próprio ministro (da Saúde), José Gomes Temporão, desaconselhou. Até porque se as pessoas tomarem o remédio podem fazer com que o vírus crie uma resistência”, explica.

A secretaria de Saúde acredita que a vacina para a Gripe A pode estar disponível no Piauí até o primeiro semestre de 2010. Ao todo, foram confirmados nove casos e 25 suspeitos descartados.
 

Medidas para prevenir a gripe A

- Cobrir nariz e boca com um lenço descartável ao tossir e espirrar, jogando o lenço numa lixeira em seguida.

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou com produto de limpeza à base de álcool.
 
- Evite tocar seus olhos, nariz e boca (especialmente após tocar em maçanetas, corrimões, etc.).

- Evite contato com pessoas infectadas, pois o vírus é transmitido de pessoa para pessoa.
 
- Se você ficar doente, fique em casa, não vá ao trabalho ou à escola.
 

Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: