Cidadeverde.com

Barras: Mãe abandona bebê no mato e ele é trazido para Teresina

Imprimir
O Conselho Tutelar de Barras confirmou o abandono de um bebê prematuro (de 7 meses), pela própria mãe, identificada como Vanusa Pinto de Macedo, de 30 anos, dentro do matagal no povoado Murici, zona rural de Barras, no último sábado(01).
 
Vanusa teria tido o bebê e deixado no meio do mato. O recém nascido só foi encontrado porque a mãe foi vista com marcas de sangue por moradores que suspeitaram que alguma coisa teria acontecido com ela, entraram no mato e se depararam com o bebê.
 
De acordo com a conselheira Adriana Rodrigues Castelo Branco, que acompanhou o caso, os moradores levaram a mãe ao hospital e depois a criança. Ela nega que a criança tenha sido econtrada enterrada. "Relataram que a criança estava enrolada numa toalha no meio do mato, mas não disseram que estava enterrada. Mesmo assim, é negligência", enfatiza.
 
O caso só foi relatado somente na segunda(03) ao Conselho Tutelar. A criança está internada no hospital do Buenos Aires, zona norte de Teresina, na incubadora, mas passa bem e está acompanhada de uma tia. A direção da casa de saúde informou que o bebê está em berço aquecido com sintomas de pneumonia, sendo tratado com antibióticos. Além disso, ela passa por tratamento de fototerapia, por conta da pele amarelada. Ainda com risco de morte, o bebê reage bem e respira sem aparelhos.
 
Adriana disse que apurou ainda que a Vanusa é viúva e escondia a gravidez. “Ela tem outros dois filhos e a comunidade diz que ela trata bem eles. Mas, ficou com vergonha de aparecer grávida, por ser viúva”, destacou.
 
Um relatório com as providências tomadas pelo Conselho Tutelar e comunicando o caso à juíza, Maria das Neves Ramalho, da Comarca de Barras e à Delegacia local. “Ela cometeu um crime, mas se ela será presa ou não, isso caberá à Justiça analisar”, afirmou Adriana Rodrigues.
 
Caroline Oliveira
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: