Cidadeverde.com

Lula anuncia política de saúde para homens

Imprimir
Em seu programa semanal de rádio, o presidente Lula anunciou hoje (10) que o governo federal lançará, ainda este mês, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. De acordo com o presidente, a iniciativa prevê mais investimento na rede de saúde para exames e tratamentos, mais treinamento e capacitação de profissionais da área e campanhas de orientação e informação voltadas para o público masculino.
 

Lula disse que o homem brasileiro, em geral, não se preocupa com a qualidade de vida e têm medo de ir ao médico. “No que diz respeito à saúde, os homens merecem um puxão de orelha, porque só procuram o serviço de saúde quando já estão doentes, e muitas vezes, com a doença em estágio avançado”, disse o presidente. “Eles, geralmente, têm medo de ir ao médico. Têm medo de agulha e ainda ficam com essa bobagem, aí todos nós, homens, temos essa bobagem na cabeça, que é o medo de fazer o exame de próstata”, acrescentou.

O presidente afirmou que o brasileiro precisa fazer mais caminhada e check-up preventivo e deixar preconceitos de lado. “Só para você ter uma ideia, segundo estimativas do SUS, para cada oito consultas ginecológicas feitas em 2007 só teve uma urológica. Enquanto quase 17 milhões de mulheres foram ao ginecologista, em 2007, apenas 2,6 milhões de homens procuraram um urologista”, exemplificou.

Lula destacou que os homens brasileiros vivem, em média, oito anos menos do que as mulheres e respondem por 60% das mortes registradas no país a cada ano. “É importante chamar a atenção para o fato de que, além de procurar menos o serviço de saúde, os homens bebem mais, fumam mais e fazem menos exercícios do que as mulheres.”

Fonte: Congresso em Foco


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: