Cidadeverde.com

Michelle Obama estreia no ranking da Forbes

Imprimir
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, entrou pela primeira vez na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo, elaborada pela revista americana "Forbes".

 

Michelle ocupa o 40º lugar da lista, à frente da Rainha Elizabeth 2ª (42º) e da apresentadora americana Oprah Winfrey (41º).

O ranking é liderado pela chanceler alemã, Angela Merkel, que aparece no topo da lista pela quarta vez. Ela é seguida de Sheila Bair, presidente da Corporação Federal de Seguros de Depósito (FDIC, em inglês), um dos principais organismos financeiros dos Estados Unidos.

Em terceiro lugar na lista da Forbes aparece Indra Nooyi, diretora-executiva de PepsiCo.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ocupa o 11º posto, enquanto a chefe de Estado chilena, Michelle Bachelet, o 22º.

"Nós observamos centenas de mulheres que estão no topo de seu campo de atuação nos negócios, política e em organizações sem fins lucrativos, e colocamos umas contra as outras para ver como elas se colocam no que se refere ao poder", disse Chana Schoenberger, co-editora da lista.

"No sexto ano em que realizamos o ranking, nós encontramos um número cada vez maior de mulheres que estão liderando o mundo", disse ela.

 
Poder

Na lista de 2009, há 27 diretoras de grandes empresas e 10 mulheres com os títulos de chanceler, primeira-ministra ou presidente.

Segundo a Forbes, Merkel chegou ao topo da lista "depois de tirar a Alemanha da recessão antes do esperado".

Além de Michelle Obama, estrearam na lista da Forbes a 1ª primeira-ministra mulher da Islândia, Joahanna Sigurdardottir, e a premiê de Bangladesh, Hasina Wajed.

"É um bom ano para as mulheres no poder. O tumulto econômico leva as empresas e os países a buscarem mudanças, por isso acho que vamos ver oportunidades para as mulheres líderes", disse a co-editora.
 
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: