Cidadeverde.com

Município de Palmeirais faz festival para o pequi

Imprimir

O município de Palmeirais, localizado a 108 Km de Teresina, fará um festival para enaltecer o pequi, uma fruta muito apreciada no Estado e produzida em grande quantidade na região dos cerrados. O I Festival do Pequi deverá acontecer entre dezembro e janeiro, época da safra da fruta.

A fruta é usada em vários pratos típicos, com arroz, carne, pode ser a base de geléia, conserva, licor e lambedor. ‘E não acabou: a amêndoa do pequi é comestível e muito saborosa. É utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes, cremes e batons, usados para fortalecer a pele. A casca do pequi é usada para a alimentação de gado e ainda pode produzir tinta para o trabalho artesanal’, ensina o secretário municipal do Meio Ambiente de Palmeirais, José Ribamar Soares Costa.
 

O pequi é rico em vitaminas A, C, E, em carotenóides, sais minerais, afrodisíaco, expectorante ‘de primeira’, usado na medicina natural, o pequi, produzido em grande escala em toda a extensão do município de Palmeirais.

Para viabilizar o I Festival do Pequi, os secretários do município de Palmeirais, José Ribamar Soares Costa (Meio Ambiente), Ronério José Ribeiro de Sousa (Cultura) e Francisco Camilo Alencar, o ‘Sambaíbinha’ (Agricultura), já se reuniram e constataram que a fruta é abundante em toda a extensão do município, 1.360 quilômetros quadrados, fazendo divisa com Nazária, Curralinhos, São Pedro e Amarante.

‘Vamos manter contatos com o Sebrae para ministrar cursos de manejo do pequi para a nossa comunidade. Não podemos permitir que a fruta fique estragando nas chapadas’, observa Ronério.

‘Em São João teve o Festival da Uva, a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí, o CajuFestMel, em Picos, o festival das opalas, de Pedro II, estivemos analisando a nossa potencialidade e constatamos que a nossa produção de pequi em Palmeirais é grandiosa, precisamos fazer com que as comunidades aproveitem melhor o fruto, que é rico em vitaminas e de grande poder medicinal’, explica o secretário ‘Sambaíbinha’.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: