Cidadeverde.com

Firmino Filho rebate Simepi e diz que PSF de Teresina funciona

Imprimir
O presidente da Fundação Municipal de Saúde - FMS -, Firmino Filho, rebateu declaração de diretor do Sindicato dos Médicos do Piauí - Simepi - exibida no Jornal do Piauí desta segunda-feira (24). Emanuel Fortes declarou que o Programa Saúde da Família - PSF -, não funciona em Teresina, e recebeu resposta do responsável pelo serviço na capital.
 
 
"Se a Prefeitura pagar bem e der condições de trabalho, não vai faltar médico. O sistema PSF não funciona. Faz de conta que paga e faz de conta que trabalha. Os atendimentos nos postos não acontecem, as pessoas vão para os hospitais. Os hospitais não tem resolutividade, as pessoas vão para o HUT. E assim se sobrecarrega o HUT", disse Emanuel Fortes, ao ser perguntado sobre a posição de se divulgar na imprensa a escala de médicos da capital.
 
O presidente da FMS disse que o diretor está mal informado. "O PSF tem 223 equipes espalhadas por toda a cidade de Teresina. Basta ir em qualquer centro de saúde para saber o quanto o PSF trabalha. Só pode afirmar isso quem não está presente lá na Vila Irmã Dulce, lá no Angelim, lá na Capelinha de Palha junto com os idosos", afirmou. Firmino Filho admitiu dificuldades no setor, mas reiterou que a ausência do programa causaria um caos na saúde de Teresina.
 
Firmino Filho declarou que os plantonistas merecem melhor remuneração, e lembrou que a carga de médicos nos hospitais foi duplicada. Ele manteve a posição de divulgar a lista com as escalas dos médicos de plantão na imprensa, para que a população possa fiscalizar se ele está trabalhando ou não.
 
Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: