Cidadeverde.com

Estádio Alberto Silva completa 36 anos

Imprimir
Na tarde de 26 de agosto de 1973 era inaugurado o Estádio Albertão com o jogo da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, Tiradentes 0 x 0 Fluminense do Rio de Janeiro. A solenidade foi presidida pelo Governador Alberto Silva e também estava presente o Presidente da CBD, João Havelange.Trinta mil pessoas compareceram ao jogo, cujo fato negativo foi um acidente com mortos e feridos.

O Tiradentes jogou com: Toinho; Marinho, Ivan Limeira, Murilo e Tinteiro(Valdeci Lima); Gérson Andreoti e Joel; Gringo, Sima, Ventilador(Russo) e Bira. A arbitragem foi do pernambucano Sebastião Rufino.


Informações históricas sobre o Albertão:

Primeiro gol - marcado por Dirceu Lopes do Cruzeiro de Minas Gerais no empate com o Tiradentes por 1 x 1, na noite de 29.08.73. O gol piauiense foi marcado por Joel, empatando o jogo.

Maior público - registrado no jogo Flamengo do Rio de Janeiro 3 x 1 Tiradentes no Campeonato Brasileiro de 1983, gols de Zico, Andrade e Flávio. Foi vendida a lotação total do Estádio : 60 mil torcedores presentes.

Segundo maior público - registrado no jogo Brasil 2 x 0 Paraguai em 1989, com 57 mil torcedores.

Maior público em jogos do Campeonato Piauiense : 40 mil torcedores na final do Campeonato Piauiense de 1977, River 3 x 2 Flamengo.



O nosso Estádio foi abandonado pelos governos estaduais durante mais de 20 anos. Agora, o Governo Wellington Dias está empenhado na sua recuperação e na realização de importantes obras.  Ainda este ano deveremos ter um grande jogo marcando a inauguração de tudo que está sendo realizado. Possivelmente será um amistoso entre as seleções do Brasil e da Argentina na categoria Sub-20.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: