Cidadeverde.com

Sarah Menezes perde disputa pelo bronze "na bandeira"

Imprimir
Atualizada às 11h02min
 
A judoca piauiense Sarah Menezes (até 48kg) perdeu a disputa pela medalha de bronze no Mundial de Judô, que teve seu primeiro dia de competições nesta quarta-feira (26). Ela derrotou Volha Leshchanka, da Bielorrussia na repescagem, mas acabou vencida por Jung-Yeon Chung, da Coréia do Sul, quinta colocada no ranking mundial - Sarah é a 4ª. A decisão veio após a luta de desempate, em decisão dos árbitros, "na bandeira" (hantei).
 

 
Leia também:
 
Na disputa do bronze, Sarah Menezes entrou com tudo para conquistar a medalha manteve-se no ataque desde o início. Foi assim que ela aplicou um waza-ari e passou a vencer o confronto. Antes do fim, no entanto, a coreana conseguiu aplicar um golpe de mesmo valor, e a luta foi para o golden score (desempate). O resultado permaneceu igual, com a piauiense tendo uma punição e a coreana nenhuma. Sarah vestia quimono azul. Os três árbitros levantaram bandeira branca e deram a vitória a Chung.
 
Contra Lsshchanka, Sarah Menezes começou a luta sofrendo um Yuko no contragolpe da adversária, mas conseguiu virar o jogo com um Yuko e duas punições contra a bielorrussa faltando dois minutos para o fim do combate. A brasileira se reencontrou e conseguiu um terceiro Yuko e garantiu a vitória.
  
A judoca brasileira venceu na estreia a argentina Paula Pareto, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, e em seguida venceu a russa Liudmila Bogdanova, 15ª do ranking mundial. Nas quartas-de-final, Sarah Menezes perdeu para a atual campeã olímpica Alina Dumitru, da Romênia, por dois Yukos, pontuação mediana da modalidade.
 
O Brasil não conquista medalhas em mundiais no feminino desde 2003, quando Edinanci Silva foi bronze. Sarah Menezes terminou o seu primeiro Mundial Sênior em 5º, e perdeu a chance de entrar no restrito grupo de brasileiras no pódio de mundiais, que conta ainda com Danielle Zangrando, bronze em 1995 - Edinanci foi terceira colocada por duas vezes.
 
Campeã mundial júnior, Sarah Menezes obteve o melhor resultado do dia do Brasil no Mundial. Denilson Lourenço (até 60kg) foi eliminado na estreia, e Leandro Cunha (até 66kg) perdeu nas oitavas-de-final. O torneio continua amanhã e vai até domingo.
 
Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: