Cidadeverde.com

Galos apreendidos pelo Ibama podem virar matrizes de reprodução

Imprimir
O zootecnista da Embrapa, Firmino Barbosa explica que os galos de briga apreendidos durante operação entre a polícia e o Ibama podem acabar se tornando matrizes para reprodução. Está sendo realizada uma triagem para verificar qual o estado dos animais e a analise do DNA para que animais estão aptos a participar de um programa pioneiro para reprodução de galinha caipira no Piauí.
 
Fotos: Caroline Oliveira/CidadeVerde.com
As aves estão tendo seu código genético pesquisado além de passar por uma morfometria (medição de suas partes do corpo) de ter avaliada toda a sua situação sanitária. “Vemos se ainda há resíduo de solução química no organismo dos galos. Alguns deles estão com galinhas para avaliarmos o nível de fertilidade”, explica o especialista.
 
Galos têm o DNA recolhido
Os animais, que aguardam o veredicto da Justiça para saber se serão mortos ou não, podem acabar sendo objeto de estudo do núcleo para pesquisa reprodutiva da Embrapa que tem no Piauí o primeiro núcleo de raça de galinha caipira do Brasil. “Eles são importantes neste estudo. Não precisam ser incinerados”, afirma Firmino Barbosa.
 
Flash de Caroline Oliveira (direto da Embrapa)
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: