Cidadeverde.com

W.Dias lança expansão do Luz para Todos e cobra empresários

Imprimir
Em cerimônia realizada no palácio de Karnak nesta quarta (23) o governador Wellington Dias (PT) anunciou a expansão do projeto Luz para Todos no Piauí. Devem ser investidos em 2009 e 2010, R$ 750 milhões em novos contratos. A meta é que até o final do ano que vem 90 mil famílias de todo o estado que estão na escuridão recebam energia elétrica.
 
Fotos: André Leão/CCom

Está programada para este ano a instalação de 18.113 novas ligações e 78.503 em 2010. Esse total corresponde a oito vezes mais o que já foi realizado este ano. Desde 2004 quando o Luz para Todos foi lançado, o Piauí teve 53 mil famílias atendidas. A previsão é que até o fim do próximo ano o programa tenha atendido 149.600 famílias. Também estiveram no Palácio de Karnak empresários e empreiteiros.

O governador admitiu que há atrasos e culpa aqueles empresários que iniciam, mas não terminam a obra. Em seu discurso, Wellington Dias exigiu que aqueles que perceberem que não conseguirão seus compromissos, desistam da realização da obra. “Se o empresário vir que não dá pra cumprir, desista logo no inicio que vamos procurar o segundo colocado na licitação”, pontuou.

Dias afirmou que sempre que encontra o presidente Lula (PT) é cobrado sobre a situação do programa no Piauí. O mesmo disse o presidente da Cepisa, Flávio Decart dizendo que esta é uma pressão que vem de cima. “Isso pelo fato do Piauí ter sido o primeiro o primeiro estado a iniciar o programa no Brasil. O cartaz da campanha tem família (do município de) de Santo Antonio de Lisboa que tinha a pior distribuição de energia do país”, descreve enumerando que 80% da população rural da cidade não tinha energia elétrica.
 
O governo tem de cumprir a universalização da energia elétrica até 2011, caso contrário todos os consumidores não atendidos terão de pagar pelas ligações. 
 
Dias e Decart inauguram ainda na manhã desta quarta em Campo Maior uma nova subestação de energia que deverá atender a vários municípios da região.
Desabafo
Wellington Dias afirmou que em sua última visita à cidade de Vera Mendes fez um desabafo aos moradores. O governador diz que há dois anos esteve no município e foi bastante cobrado pela falta de energia elétrica. “Quando eu retornei, ninguém reconheceu, agradeceu, então tive que fazer esse desabafo”, descreve.
 
Flash de Leilane Nunes (direto do Karnak)
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: