Cidadeverde.com

Judô do Piauí boicota torneio em protesto à Confederação

Imprimir
Pela primeira vez, não será por falta de passagens ou apoio que os judocas do Piauí deixarão de participar de uma competição. Em comum acordo com a Federação Piauiense de Judô - FPIJ -, atletas desistiram de disputar o Troféu Brasil, que começa neste sábado em Porto Alegre/RS. Tudo por conta da impossibilidade de se inscrever uma equipe piauiense no Grand Prix de Judô, principal objetivo dos competidores com a ida ao torneio.
 
Rafal Burza
Sarah Menezes está entre os atletas que desistiram do torneio
 
Somente Samuel Azevedo (até 60kg) seguiu para o sul do país, em busca de tentar classificação para a próxima seletiva da seleção brasileira. Os demais pagaram a remarcação das passagens deste fim de semana para o Campeonato Brasileiro Sênior, que acontecerá em outubro em Vitória/ES. Além disso, deixaram de lado as diárias de hotel já pagas em Porto Alegre. Até a atual campeã mundial júnior, Sarah Menezes (até 48kg), abandonou o torneio.
 
A participação do Piauí no Grand Prix de Judô, principal torneio por equipes do país, é um sonho antigo. Com a existência de mais atletas, a Federação tencionou a inscrição do Judô Clube Piauiense, como forma de homenagear o primeiro clube do Estado na concretização desse objetivo. No entanto, o regulamento do torneio já foi definido pela Confederação Brasileira de Judô - CBJ - sem abrir seletiva no Troféu Brasil e chance para a inscrição de novos clubes.
 
Fábio Lima/Cidadeverde.com
 
"Ainda conversei com o Paulo Wanderlei (presidente da CBJ) na sexta-feira para tentar resolver. Quando ele me retornou na segunda-feira dizendo que não tinha condições, chamei os judocas e avisei que todos iriam se quisessem. Não impus nada, mas todos concordaram", disse Danys Queiroz, presidente da FPIJ. Mesmo chateado com a situação, ele frisa que não há ainda oposição à diretoria da CBJ. Esse é o primeiro grande atrito entre as duas entidades na década.
 
Sarah priorizou o Troféu Brasil
O técnico de Sarah Menezes, Expedito Falcão, disse que a judoca abriu mão do Aberto da Inglaterra, disputado na semana passada, com a finalidade de tratar um incômodo no ombro e ainda se preparar para o Troféu Brasil. "Ela teria de pagar o trecho aéreo da viagem, pois a CBJ daria hospedagem na Inglaterra, mas a gente preferiu se preparar melhor e tentar classificar o Piauí para o Grand Prix. Isso atrapalhou os nossos planos e o da Federação", disse.
 
Além de Sarah, iriam para o Grand Prix: Marília Ramos, Luciana Caldas, Hayssa Ewellin (atual campeã brasileira), Gizele Poliana, Stanley Torres, Nilo Carvalho, Werton Bastos Jr., Fabieldo Torres (vice-campeão brasileiro), Francisco Medeiros Neto, Luís Figueiredo, e Francisco Soares Neto.
 
Cidadeverde.com
Paulo Wanderley diz que Troféu vale mais para o atleta que Grand Prix
 
Explicações
O Cidadeverde.com procurou a CBJ para saber sua versão do caso. O presidente da entidade disse que não foi contatado oficialmente pela FPIJ, e lamentou a decisão. "O Troféu Brasil tem mais validade para um atleta do que o Grand Prix, que vale como título para o clube. O Troféu Brasil garante ao campeão vaga na seletiva que dá chance de entrar para a seleção brasileira e brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres", disse Paulo Wanderley.
 
Não à Copa Ceará
A FPIJ também definiu posição sobre a participação na Copa Estado do Ceará, torneio amistoso que será disputado em novembro para substituir a Copa Fortaleza. Danys Queiroz afirmou que os atletas não são impedidos, mas não há apoio para a disputa por conta da situação de intervenção na Federação Cearense, que já dura mais de quatro anos.
 
"Eu não concordo que um Estado tenha um interventor com mandato maior que o do presidente. Se fosse evento oficial, eu iria. Mas como não é oficial...", declarou Queiroz.
 
Quem está no poder há tanto tempo é Eduardo Costa. Ele foi banido de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro por confusões no Pan de 2007, que chegaram a suspender temporariamente as lutas.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: