Cidadeverde.com

Meteoroligista alerta para altas temperaturas e baixa umidade

Imprimir
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar, através da Gerência de Hidrometeorologia, divulgou boletim com informações climáticas. De acordo com a variação de pressões atmosféricas que vem ocorrendo sobre o Piauí, está acarretando em variabilidade do estado do tempo em parcialmente nublado a clara no decorrer do período.
 

De acordo com o meteorologista Mainar Medeiros, o referido centro está oscilando no sentido leste/oeste com intensidade entre 1004,2 a 1010,7 hPa, os quais contribuem para as mudanças nos seguintes elementos: cobertura de nuvens de até 4,0 décimos; altas incidências de radiação solar diretamente à superfície com magnitude superior a 780,0 W/m2; temperaturas extremas (máximas/mínimas) fluindo entre 22,0 a 38,0ºC; a sensação térmica – condição de abafamento - superior a 40,0 ºC; rajadas de ventos com flutuações de até 12,0 ms-1.

Registros e observações de chuvisco e chuvas de baixas magnitudes com intensidade inferior a 1,0 mm ocorreram em áreas isoladas das regiões norte e central do Estado. As formações e desenvolvimentos de redemoinhos durante o período foram registrados e observados e áreas isoladas dentro do Estado.

"É preciso enfatizar que a estação primavera se inicia com elevamento de temperatura e decaimento da umidade relativa do ar, em toda a área do Estado, e seus efeitos devem continuar e persistir durante o período dos b-r-o brós".

Tendência do tempo para o final de semana (26 e 27): o tempo oscila entre parcialmente nublado a claro, temperatura máxima: 37,0ºC, temperatura mínima: 23,0ºC.
 

Saiba como se previnir contra radiação e baixa umidade do ar:

• Evitar exposição prolongada ao sol durante os horários de maior calor (das 12h às 16h). Fazer a ingestão de bastante líquido.
• Fazer o uso de roupas leves quando a temperatura estiver acima de 28°C.
• Dormir em local mais arejado e umedecido (podem-se usar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água).
• Evitar choques térmicos.
• Evitar fazer grandes esforços físicos.
• Fazer o uso de filtro solar para evitar o câncer de pele e, para evitar o ressecamento da pele evite tomar banho em águas com temperaturas muito elevadas.
• Caso apresente algum sintoma de doenças respiratórias, que são comuns nesse período, procure auxílio médico para trata-lá imediatamente. O melhor exemplo é a rinite alérgica, a asma, bronquite, entre outras.
• Evite o sol ao meio-dia.
• Use camiseta, boné e protetor solar.
• Permaneça na sombra.
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: