Cidadeverde.com

Corpo de Alberto chegará às 16h; Luto oficial no Piauí

Imprimir
 
 
 
O corpo do deputado federal, Alberto Silva, 90 anos, está sendo velado no Salão Negro do Senado Federal, em Brasília. O deputado estadual, Fábio Novo, do PT, que acompanha o velório, informou ao Cidadeverde.com que as homenagens ocorrerão até às 14 horas. Com essa programação, o corpo do deputado só chegará a Teresina por volta das 16h30min. O Governo do Estado e as prefeituras de Teresina e Parnaíba decretaram luto oficial de três dias.

Estão acompanhando o velório de Alberto Silva em Brasília, o governador Wellington Dias (PT), o senador Heráclito Fortes (DEM), o prefeito Sílvio Mendes (PSDB), a prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB) e a primeira-dama, Rejane Dias.
 
Atualizada às 10h40min
 
O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Sílvio Mendes (PSDB) decretaram luto oficial de três dias pela morte do deputado federal e ex-governador Alberto Tavares e Silva. O parlamentar piauiense morreu nesta madrugada vítima de câncer de próstata aos 90 anos no Hospital de Brasília, no Distrito Federal.
 
Deputado tocou ao piano na última entrevista a Elivaldo Barbosa

O prefeito da cidade de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco (PTB) também decretou luto na cidade natal de Alberto Silva. Os prefeitos Sílvio Mendes e José Hamilton estão em Brasília acompanhando o velório do deputado no Senado Federal.

Alberto Silva estava no segundo mandato como deputado e já cumpriu dois mandatos como senador. Ele foi prefeito de Parnaíba por duas vezes - a primeira vez de 1948 a 1950 - e governador do Piauí também por duas oportunidades: de 1971 a 1975 (pelo partido Arena) e de 1987 a 1991 (pelo PMDB).

O deputado era engenheiro e, no atual mandato, havia se licenciado duas vezes para tratamento de saúde - uma delas por 30 dias e outra por dois dias.

HOMENAGENS

O Senado Federal está neste momento fazendo uma homenagem ao deputado federal. Seu corpo está sendo velado no salão Negro do Senado. A família e amigos dão o último adeus a um dos políticos mais completo e vitorioso da história do Piauí. Em Teresina, o velório será na Assembléia Legislativa. A previsão é que o corpo chegue ao Piauí a partir das 15 horas em avião bandeirante da FAB (Força Áerea Brasileira)
 
NOTAS DE PESAR
 
Gabinete do Governador
 
"O Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento do deputado federal, Alberto Tavares Silva, notável homem público piauiense que se destacou pelos ideais de trabalho, civismo e autoestima, cujo modelo progressista representou o início do processo de desenvolvimento do Estado do Piauí.
 
Nascido em Parnaíba a 10 de novembro de 1918, filho de João Tavares Silva e Evangelina Rosa e Silva, formou–se pela Escola de Engenharia de Itajubá - MG. Foi engenheiro-chefe dos Serviços de Transportes Elétricos da Estrada de Ferro Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
 
Político piauiense de destaque no cenário nacional, iniciou a vida pública na UDN, quando foi eleito prefeito de Parnaíba, em 1948 e deputado estadual em 1950, renunciando para ser nomeado diretor da Estrada de Ferro de Parnaíba, onde atuou por dois mandatos. Prefeito de Parnaíba em sua segunda gestão;  foi diretor–técnico da Companhia de Força e Luz de Parnaíba; dirigiu a Companhia de Eletricidade do Ceará; coordenou o Programa de Desenvolvimento Industrial e Agrícola do Nordeste; presidiu a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos - EBTU.
 
Foi Governador do Piauí e Senador da República por dois mandatos. Faleceu em 28 de setembro de 2009, no exercício de seu segundo mandato de deputado federal, outorgado pelo povo piauiense, que sempre lhe dedicou respeito e admiração por tudo o que construiu em nome do engrandecimento do Estado.
 
Consternado com o falecimento de tão importante personalidade brasileira, que foi agraciada com a insígnia de “Piauiense do Século”, o Governo do Piauí solidariza–se com sua gente e com a família enlutada, ao tempo em que decreta Luto Oficial, de três dias, pelo desaparecimento do cidadão Alberto Tavares Silva.
 
Palácio de Karnak, em Teresina – Piauí, 28 e setembro de 2009"

 
 
José Wellington Barroso de Araújo Dias
Governador do Estado do Piauí
 
AMPICOS
 
A Associação de Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS) também divulgou nota de pesar lamentando a morte do deputado.

"Reconhecendo a importância do deputado federal Alberto Silva no cenário político piauiense, tendo o mesmo ainda exercido os mandatos de prefeito, deputado estadual, governador do Estado e senador da República, com larga folha de serviços prestados ao Piauí, o presidente da Associação de Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS), Tony Borges, vem a público lamentar a morte deste grande líder, ocorrida na madrugada de hoje, em Brasília. Ao mesmo tempo, une-se a todos os piauienses para manifestar solidariedade à família enlutada".
 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: