Cidadeverde.com

ARQUIVO: Alberto Silva revela sua maior decepção na política

Em entrevista à jornalista Virgínia Fábris, o ex-governador Alberto Silva falou sobre uma de suas maiores decepções políticas: a “traição” do então presidente Fernando Collor de Melo. Após este ato, as contas do estado entraram em colapso no final da década de 1980.
 

Durante sua campanha à presidência, Fernando Collor veio ao Piauí e fez um grande comício na praça do Marquês com o apoio de Alberto Silva que deixava de apoiar seguir o seu co-partidário, Ulisses Guimarães na disputa. “Briguei com meu partido para apoiá-lo. Ele chegou a dizer quando foi eleito apontado para a faixa ‘governador, um pedaço dessa faixa lhe pertence’. Então eu pensei ‘o Piauí agora vai subir’”, descreveu Alberto.

Entretanto, esse pensamento não se concretizou. De acordo com Alberto Silva, pessoas mais próximas do presidente eleito, aconselharam um boicote ao estado. “Os adversários disseram: ‘ele (Alberto Silva) está construindo o metrô, a Potycabana, se o senhor fechar o banco do estado, ele não vai conseguir pagar o funcionalismo’. Essa foi uma decisão arbitrária, violenta. Ele não podia fazer isso. Este foi o momento mais triste da minha vida pública. Senti muito constrangimento”, afirmou Silva, emocionado.

Com o boicote, o governo do estado acabou atrasando o pagamento dos servidores estaduais e causando uma das maiores crises do final da década de 1980.
 

 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: