Cidadeverde.com

Vereador propõe mudar nome da ponte estaiada para Alberto Silva

Imprimir
O vereador tucano Edson Melo está propondo ao prefeito Silvio Mendes que a ponte do Sesquicentenário tenha seu nome alterado. A obra que liga as zonas norte e leste sobre o rio Poti deve se chamar João Isidoro França, mas o parlamentar sugere que ela se passe a se chamar Alberto Silva, em homenagem ao homenagear o ex-governador, senador e deputado piauiense falecido no último dia 28.
 

Melo divulgou uma nota onde justifica a mudança afirmando que a grandiosidade da nova ponte está em consonância com o pensamento que Silva demonstrou durante toda a sua vida política. O ex-governador é responsável por inúmeras obras de infra-estrutura no estado, como, por exemplo, construções de rodovias, hospitais e prédios públicos.

Alberto Silva foi prefeito de Parnaíba (dois mandatos: 1948-1950 e 1954-1958), Deputado Estadual (1951) e Federal (1979-1987 e 1999-2007), Senador  (1979-1987 E 1999-2007) e Governador (2 vezes: 1971-1975 e 1987-1991).

A ponte do Sesquicentenário tem previsão para ser inaugurada até o dia 25 de dezembro deste ano.
 
Confira a nota divulgada pelo vereador:
 

A uma semana do falecimento do grande piauiense, Engenheiro Alberto Tavares Silva, Governador do Piauí por dois mandatos e caracterizado como tocador de grandes obras, nos julgamos no direito de pensarmos como homenageá-lo.

Estamos prestes a inaugurarmos em nossa Teresina uma obra monumental, gigante, com técnicas de engenharia inovadoras e futurísticas, digna dos sonhos do Dr. Alberto, a ponte sobre o Rio Poty, que embora tardiamente, homenageia nosso sesquicentenário, ocorrido em 16 de agosto de 2002.

O ex-Prefeito Firmino Filho, idealizador e iniciador da obra, denominou através de decreto a obra de Ponte João Izidoro França em homenagem a um mestre de obra português que fez parte da equipe do Conselheiro Antônio Saraiva quando em 16 de agosto de 1852 transferiu a capital piauiense  de Oeiras, fundando nossa Teresina. Tivemos a curiosidade de pesquisar quem foi João Izidoro França e constatamos que ele teve um papel relevante quando planejou urbanisticamente Teresina, incluindo o traçado das avenidas Frei Serafim, Miguel Rosa, José dos Santos e Silva, Maranhão, as praças da Bandeira e Pedro ll e também como mestre de obras tocou construções de prédios públicos, como também a construção da Igreja do Amparo. No entanto, sua passagem por Teresina foi rápida, uns cinco anos, não fixando residência por aqui, nem constituindo família. Também, não temos informações de descendentes seus no Piauí. Embora, João Izidoro França já seja denominação de uma importante avenida na zona norte de nossa cidade, do Aeroporto de Teresina a praça do bairro Poty Velho.

Não sou a princípio, favorável a troca de denominações de logradouros públicos! É um desrespeito a todos! Mas, no caso específico sou! Até porque a obra ainda não foi inaugurada! Deixo a apreciação do Prefeito Sílvio Mendes e do povo de nossa Teresina, a minha sugestão de denominarmos a nova ponte de “Ponte Governador Alberto Silva”.

 
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: